Vacinação contra a covid está suspensa em Campo Largo temporariamente
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a vacinação contra a Covid-19 em Campo Largo está temporariamente suspensa devido à falta de imunizantes adulto e infantil no estoque. Isso se deve a um desabastecimento nacional da nova vacina SpikeVax, também chamada de XBB, contra a Covid.
Segundo a SMS, as vacinas são fornecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, que distribui as doses aos estados, responsáveis por repassá-las aos municípios. E esse imunizante faz parte do PNI. No entanto, o Ministério da Saúde enfrenta um estoque crítico e, até o momento, não há previsão para o recebimento de novas doses. Tanto é que onze unidades da federação estão com estoques baixos do imunizante, segundo levantamento da imprensa nacional desde o dia 22 de novembro.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou a Saúde Municipal que ainda não há previsão para novos envios do imunizante. A última remessa foi enviada para Campo Largo em 24 de outubro deste ano.
“Sendo assim, aguardamos novo recebimento para voltar a distribuir a vacina nas Unidades de Saúde do município. Agradecemos a compreensão e pedimos que a população continue acompanhando os canais oficiais, pois avisaremos quando elas estiverem disponíveis novamente”, afirma Viviane Janz Moretti, diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo.
Esta é a vacina atual contra a doença, aplicada em crianças de 6 meses a 5 anos de idade, grupos prioritários (pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e pessoas com deficiência, imunossupressão e comorbidades) e, temporariamente, para todos com mais de 18 anos. A vacina é a principal forma de prevenção da forma mais grave da Covid.
De janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 4.482 doses dessa vacina em Campo Largo.
SERVIÇO:
(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)