Grande Curitiba

Estudantes são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Oitenta e oito estudantes campo-larguenses receberam medalhas do evento aberto à participação de escolas públicas, privadas, urbanas e rurais de todo o Brasil.
4 de dezembro de 2024 às 11:50
(Foto: Nivia Lombardi da Silva (Secretaria de Educação) e Taianá Martinez (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (03) a entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), nas dependências da Escola Municipal Anderson Paulart Junior.

Foram 88 medalhas entregues – nas categorias bronze, prata e ouro – aos estudantes das escolas municipais Affonso Augusto da Cunha, Anchieta, Caetano Munhoz da Rocha, Diácono Edgard Marochi, Diva Ferreira Reinke, Luiz Rivabén, 1° de Maio, Reino da Loucinha, Escola do Campo São Pedro e Sete de Setembro, além  de uma medalha a um estudante do Colégio Lighthouse Ensino Bilíngue.

A OBA é a maior olimpíada científica do Brasil, e assim como a MOBFOG, é um evento aberto à participação de escolas públicas, privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos.

As provas são realizadas presencialmente nas próprias escolas sob supervisão dos professores aplicadores, assim como o lançamento dos foguetes. O prefeito Mauricio Rivabem participou da cerimônia de entrega das medalhas, ressaltando a importância do ensino da Matemática, da Geografia, da Astronomia e demais componentes curriculares nos primeiros anos de ensino. “Percebemos que a OBA envolve toda a escola e a família do estudante. Nós temos muito orgulho do que vem sendo realizado nas nossas instituições”, disse.

Diretora da instituição com o maior número de medalhistas, Digna Carla Vanin Bertogy, da Escola Municipal Sete de Setembro, parabenizou os estudantes e a dedicação dos professores. “Tivemos 29 medalhistas e é um orgulho para nossa escola que eles tenham se saído tão bem. A OBA e a MOBFOG desenvolvem áreas da Matemática, Geografia e Língua Portuguesa também, já que exige muita capacidade de interpretação dos estudantes”, explicou.

A estudante da Escola Municipal 1º de Maio, Ivanna Sumbak Generoso, dava “pulinhos de alegria ao receber a medalha de prata pela sua participação na OBA. “Eu amo coisas de astronomia, dos planetas, estrelas e de estudar sobre o espaço. Eu fiquei muito feliz quando eu ganhei esta medalha”, contou.

Lançamento de foguetes – A participação dos estudantes do 3º ano da Escola Municipal Sete de Setembro na MOBFOG foi possível graças ao Projeto Triângulo Austral, desenvolvido pelos estudantes do Ensino Médio, Camile Lenkot (Colégio Bom Jesus – Seminário) e Philippe Eimer (SESI/Curitiba). Com encontros no contraturno, foram realizadas a construção e lançamento dos foguetes com o seguinte resultado:

  • Davi Stoco Gardim (Ouro) – 82 metros
  • Gabriel H. Thomazine (Ouro) – 76 metros
  • Vitor Pissaia Falcão (Bronze) – 58 metros
  • Laura Ponchek (Bronze) – 57 metros

A Prefeitura de Campo Largo parabeniza todos os estudantes e as escolas pela dedicação, compromisso e resultados conquistados.