Campo Largo é o município da RMC com os menores índices de criminalidade
COM ASSESSORIAS – Em 15 de agosto de 2020 a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), implementou a Muralha Virtual, um programa de segurança pública que, desde então, tem servido como importante ferramenta para garantir proteção e tranquilidade para a população campo-larguense. Tanto é que, dentre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que têm Guarda Municipal, Campo Largo é o que conta com os menores índices criminais.
Com a coordenação de inteligência do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), a Muralha Virtual visa monitorar crimes ocorridos não só em Campo Largo, mas em outras regiões próximas também, devido ao seu alcance e a localização estratégica do município. Isso é feito a partir de conhecimento forense e uso da tecnologia, inclusive com aplicação de inteligência artificial.
Com foco na identificação de criminosos, as mais de 100 câmeras de alta definição localizadas em pontos estratégicos de Campo Largo atuam para traçar o perfil comportamental destes indivíduos, estipulando rotas e horários daqueles que praticam determinadas modalidades criminosas, e até mesmo de infratores.
A Muralha Virtual possibilita maior segurança para os profissionais envolvidos nas ações operacionais, pois integra diversas forças de segurança como: Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
Destaque no desempenho – O resultado dessa cooperação pode ser conferido nos números obtidos pelo CIOSP ao longo destes quatro anos de programa. Em 2024, Campo Largo registrou o menor índice histórico de furtos e roubos a comércios, veículos e residências, além de homicídios e estelionatos.
Para se ter uma ideia, no ano passado 39 veículos foram furtados ou roubados no município, enquanto em 2023 foram 79 e, em 2022, foram 94 veículos. Essa diminuição é significativa, principalmente quando comparada a 2016, ano em que Campo Largo registrou o maior número de veículos furtados ou roubados: 341. Também vale ressaltar que, desde a implementação da Muralha Virtual, 428 veículos com alerta de furto ou roubo foram recuperados.
Segundo estatísticas fornecidas pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), que englobam furtos e roubos de veículos, residências, comércios e outros, de 2022 para 2024 houve uma queda de 32% nos furtos. Já em relação a roubos, essa diminuição foi ainda maior, 50%. Isso coloca o ano passado como aquele com o menor índice desde o início do CIOSP.
Quando comparado a 2023, houve uma diminuição de 8% nos furtos e 26% dos roubos. Essa redução é ainda maior em relação ao ano anterior, 32% e 50%, respectivamente.
Desde o início do funcionamento do CIOSP, até dia 31 de dezembro de 2024, 689 ações positivas diretas foram demandadas ou apoiadas pelo uso da Muralha Virtual junto às forças de segurança pública. Entre elas, merece destaque os furtos a residências com utilização de veículos, que caiu de 146 ocorrências em 2021 para 56 em 2024.
A eficácia do monitoramento eletrônico pode ser comprovada pelo fato de que, tanto em 2023 quanto em 2024, Campo Largo registrou apenas um roubo a residências que estavam dentro do perímetro da Muralha. Em ambos os casos, os autores foram identificados e presos.
Por fim, a Muralha Virtual também teve papel fundamental no combate ao tráfico de drogas. No ano passado o município bateu o recorde de apreensão de entorpecentes, um total de 4.561 kg de maconha, 176 kg de skunk e 65 kg de cocaína — material avaliado em aproximadamente R$ 10 milhões.
Caso Eloah – No dia 23 de janeiro o Paraná foi surpreendido com o sequestro de Eloah Pietra Almeida dos Santos. Com apenas um ano e seis meses, a menina foi raptada em Curitiba por uma mulher que se passava por agente de saúde.
A criança foi encontrada em apenas 30 horas, em um cativeiro localizado em Campo Largo e isso só foi possível graças a cooperação entre as forças de segurança do estado e o serviço de inteligência realizado pelo CIOSP.
Após informações fornecidas pela Polícia Civil, a Muralha Virtual foi acionada e com as características do veículo utilizado no sequestro, foi possível rastreá-lo e identificar a residência da motorista.
Casos como esse demonstram a importância e a eficácia de um sistema como a Muralha Virtual, bem como dos profissionais que nela trabalham.