Guarda Municipal recebeu menção honrosa na Assembleia Legislativa do Paraná

COM ASSESSORIAS – Aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), durante sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma homenagem aos Agentes da Guarda Municipal (GM) de Campo Largo, bem como aos policiais civis do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).
Todos que atuaram diretamente no caso foram chamados e receberam uma menção honrosa motivada pela rápida atuação na resolução do sequestro da menina Eloah, ocorrido em janeiro deste ano. Proposta pelo deputado estadual Tito Barichello, a honraria foi concedida aos seguintes agentes da Guarda Municipal de Campo Largo: o comandante Marcos Leitão, o subcomandante Vilmar Messias da Silva, os coordenadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), Fabiano de Arruda Bianchinho e Eziquel de Andrade Franco, e o analista do CIOSP Igor Manoel Bowkalowski.
Casos como esse demonstram a importância e a eficácia dos profissionais, bem como da Muralha Virtual, um programa de segurança pública coordenado pelo CIOSP. “Fomos agraciados com essa homenagem da Alep pela participação na elucidação do caso. Menos de duas horas depois de sermos procurados pelo grupo Tigre, localizamos e identificamos o veículo utilizado pela sequestradora. O trabalho só foi possível, além do profissionalismo dos agentes, pela estrutura e referência que o sistema de Campo Largo se tornou para o sul do país, nestes seus cinco anos de funcionamento”, disse Fabiano de Arruda Bianchinho.
Na ocasião também esteve presente a vice-prefeita de Campo Largo, Chrystiane Chemin. “Em nome do prefeito, Maurício Rivabem, e em meu nome, estamos honrados em receber a homenagem, pois a atuação dos agentes foi resolutiva e imprescindível para o desfecho deste caso em tempo recorde. É uma alegria podermos dizer que vivemos em um município seguro e com agilidade nas ações de segurança pública”, disse.
Destaque – A Muralha Virtual visa identificar criminosos e monitorar crimes ocorridos não só em Campo Largo, mas em outras regiões próximas também, devido ao seu alcance e a localização estratégica do município. São mais de 100 câmeras de alta definição, localizadas em pontos estratégicos, e o trabalho é feito a partir de conhecimento forense e uso da tecnologia, inclusive com aplicação de inteligência artificial. A Muralha Virtual possibilita maior segurança para os profissionais envolvidos nas ações operacionais, pois integra diversas forças de segurança como Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
Relembre – No dia 23 de janeiro o Paraná foi surpreendido com o sequestro da pequena Eloah Pietra Almeida dos Santos. Com apenas um ano e seis meses, a menina foi raptada em Curitiba, no bairro Parolin, por uma mulher que se passou por agente de saúde. Rapidamente, a Secretaria da Segurança Pública montou uma força tarefa e, após informações fornecidas pela Polícia Civil, a Muralha Virtual foi acionada e com as características do veículo utilizado no sequestro, foi possível rastreá-lo.
Imagens de câmeras de segurança e levantamentos de campo foram fundamentais, e a criança foi encontrada em apenas 30 horas, na noite de 24 de janeiro, em uma residência localizada em Campo Largo. Isso só foi possível graças à cooperação entre as forças de segurança do estado e o serviço de inteligência realizado pelo CIOSP. A mulher que sequestrou a menina foi presa em flagrante pelo crime de subtração de incapaz, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.