Você sabe o que é a Educação de Jovens e Adultos (EJA)?

COM ASSESSORIAS – Destinada a pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica na idade regular, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que permite aos estudantes retomar e concluir seus estudos.
Disponível na Rede Municipal de Ensino de Campo Largo, a modalidade reconhece os estudantes como cidadãos em todos os seus direitos, considerando suas diferentes trajetórias sociais e necessidades ao garantir o direito à educação e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
Usando uma versão adaptada do Referencial Curricular do Paraná para atender as necessidades dos estudantes, o objetivo da EJA é capacitar os estudantes para a convivência em sociedade, trabalhando sua autoconfiança, empregabilidade, engajamento e participação em questões sociais.
Em Campo Largo, a Educação de Jovens e Adultos corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental I. A matrícula é aberta durante o ano todo para interessados com idade igual ou superior a 15 anos, que poderão realizar o aproveitamento de estudos por meio dos processos de classificação e reclassificação.
A organização da EJA ocorre em duas etapas com carga horária total de 600 horas cada uma, sendo:
- 1ª etapa – 1º, 2º e 3º anos;
- 2ª etapa – 4º e 5º anos.
Formação – Vinculada ao Departamento de Ensino e à Diretoria Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Divisão de Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo o compromisso com a formação humana e com o acesso ao saber, fornecendo subsídios para que os estudantes tornem-se ativos e possam aprender permanentemente, além de refletir criticamente e agir com responsabilidade individual e coletiva.
A EJA deve envolver os estudantes de todas as idades nas atividades escolares, oferecendo acesso e conhecimento que sejam relevantes para suas vidas. Para isso, as aulas devem ir além do ensino tradicional, focando em objetivos práticos e adaptando o currículo à realidade de cada aluno, tendo como meta a busca por melhoria em sua qualidade de vida.
Atualmente essa modalidade de ensino conta com duas turmas na Escola Municipal Reino da Loucinha, sendo uma de 1ª etapa, com sete estudantes, e outra de 2ª etapa, com dez estudantes. Dependendo da demanda, novas turmas poderão ser abertas, pois as matrículas acontecem durante o ano todo.
Alfabetização – O município de Campo Largo aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e a Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, uma política pública instituída pelo Ministério da Educação que visa diminuir o índice de analfabetismo no Brasil. Com isso, a SME está desenvolvendo ações para a abertura de novas turmas de EJA e realizando a capacitação dos profissionais que atuam com a Educação de jovens e Adultos no município de Campo Largo e nos municípios do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, por meio de um professor formador regional.
Algumas ações em andamento envolvem a busca ativa pelos cidadãos analfabetos do município, em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Mulher e Saúde, as instituições de ensino da Rede Municipal e a comunidade em geral, que pode auxiliar nessa busca. Por isso contamos com a colaboração de todos nessa missão para diminuir o índice de analfabetismo em Campo Largo.
Vale ressaltar que as matrículas na Educação de Jovens e Adultos de 1º a 5º ano acontecem durante o ano todo e os interessados podem ir até a Escola Municipal mais próxima de sua residência para obter outras informações. Além disso, podem procurar a secretaria da Escola Municipal Reino da Loucinha das 18 às 21h, ou entrar em contato pelo telefone 3291-6018.