Grande Curitiba

COCEL realizou audiência pública do programa de eficiência energética

Companhia apresentou resultados dos seus projetos e recebeu sugestões e ideias
28 de março de 2025 às 11:09
(Foto: Divulgação / Cocel)

COM ASSESSORIAS – A Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) realizou, no dia 20 de março, a Audiência Pública 01/2025, referente ao Programa de Eficiência Energética (PEE). Durante o evento, realizado na sede da Cocel, foram apresentados os resultados dos últimos projetos realizados e recebidas contribuições dos presentes para os novos projetos.

Entre as realizações citadas, os destaques foram a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), realizada no ano passado, e o projeto “Energia é Vida”, concluído no início deste mês. Por meio deste projeto, a Cocel transformou a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Attilio de Almeida Barbosa Junior (UPA 24h) autossuficiente em energia elétrica. Foram instalados 200 painéis fotovoltaicos, com capacidade de gerar até 145 mil quilowatts-hora (kWh) de energia limpa e sustentável por ano. Equipamentos que não eram eficientes foram substituídos, garantindo uma economia ainda maior. Além de suprir toda a energia utilizada pela UPA, a energia excedente gerada ainda poderá ser compartilhada com outras Unidades Básicas de Saúde do município.

O diretor técnico da Cocel, Henrique Gesser, destacou que a Companhia busca executar projetos que resultem em benefícios para toda a comunidade. Além do projeto “Energia é Vida”, o diretor citou a substituição das luminárias da iluminação pública e das salas de aula de todas as escolas municipais por led, e a instalação de painéis fotovoltaicos em cinco escolas e na Vila Olímpica como exemplos de projetos que trazem resultados positivos para todos os campo-larguenses.

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética alcançou excelentes resultados em Campo Largo. Foram 38 medalhas conquistadas por alunos do município, sendo 29 alunos da rede pública e 9 da rede privada. Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Instituto ABRADEE e distribuidoras, a ONEE foi voltada aos alunos e professores dos oitavos e nonos anos das escolas que participaram, com atividades e desafios no tema “eficiência energética”.

Membros do Conselho de Consumidores da Cocel – que representam todos os consumidores da Companhia – participaram da Audiência e destacaram a importância das ações realizadas.

Sugestões – Luiz Antônio Chiquitti, representante dos consumidores industriais, sugeriu a realização de projetos voltados à eficiência de equipamentos de pequenas empresas, e o uso de baterias para reduzir a demanda por energia nos horários de pico de consumo.

A gestora do PEE na Cocel, Schirlei Cequinel Kotovicz, destaca que os projetos são realizados conforme as diretrizes da Aneel, que também é responsável pela fiscalização, e avisa que todas as sugestões recebidas serão avaliadas.

Mais de R$ 5,5 milhões já foram investidos pela Cocel desde 1999, quando iniciou o Programa de Eficiência Energética, resultando na economia de mais de 2 mil MWh/ ano.

Audiências Públicas – Elas servem como um instrumento de transparência para com a população, facilitando a comunicação entre o serviço público e os campo-larguenses.