Grande Curitiba

Apresentação Cultural Indígena Gytekerú acontece na Casa da Cultura

Com entrada gratuita, espetáculo conta as histórias e a cultura do povo indígena Kariri-Xocó, de Alagoas
2 de abril de 2025 às 10:34
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na quinta-feira (3), a Casa da Cultura de Campo Largo receberá, a partir das 19h30, o espetáculo Gytekerú – Cultura Indígena na Educação em Áreas Periféricas, cujo objetivo é divulgar a cultura do povo indígena Kariri-Xocó.

Aprovada pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, a apresentação é marcada pelos cantos, o toque do maracá e a pisada firme das danças de Toré. Desta forma o Grupo Nhinkandeá compartilha a identidade cultural da aldeia localizada no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas, nas margens do Rio São Francisco.

Além de projeções audiovisuais, dança e cantos originários da tribo, uma exposição de artesanato será apresentada no hall da Casa da Cultura. Quem comparecer ao evento também poderá participar de uma roda de conversas em que serão compartilhadas histórias que não são contadas pelos livros didáticos.

Com entrada gratuita, o público poderá reservar seus ingressos pelo Sympla, através do endereço.

Escolas – A apresentação Gytekerú – Cultura Indígena na Educação em Áreas Periféricas não ficará restrito à Casa da Cultura. Até o dia 11 de abril, eles se apresentarão em diversas escolas municipais de Campo Largo.

Desta forma os estudantes poderão conhecer, de forma lúdica e através da arte, mais sobre a cultura de um dos povos originários e parte da diversidade do patrimônio cultural indígena brasileiro, além de falar sobre a importância da presença dos povos indígenas ao tratar sobre o tema nas escolas.