Grande Curitiba

Cooperlargo assina com Sicredi e dá pontapé inicial na construção de nova sede

Cooperativa recebe crédito para realizar o investimento que deve ajudar a dobrar o número de cooperados, fomentando a agricultura familiar de Campo Largo
11 de abril de 2025 às 10:05
(Foto: Thatiana Bueno / Comunicação PMCL)

COM ASSESSORIAS – Em março do ano passado a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), entregou em comodato um terreno de 10 mil m² para a Cooperativa Agrícola Cooperlargo, na Rua Agostinho Mocelin, Vila Ferrari (relembre aqui). A ação, viabilizada por meio de um Termo de Outorga de Concessão de Direito Real de Uso de Bem Público para a Cooperativa, iniciou um processo de reestruturação que agora ganhou novo capítulo.

Na tarde da última sexta-feira (04), na sede do banco Sicredi, o presidente da Cooperlargo, Acácio Novak, juntamente com o prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, a vice-prefeita Chrystiane Chemin, o secretário da SMAP, Bohdan Metchko Filho, Denise Kendrick, gerente da agência do Sicredi de Campo Largo, e o diretor financeiro da Cooperativa, Guilherme Iareke, assinaram uma liberação de crédito no valor de dois milhões e trezentos mil reais, aproximadamente, oriunda de uma negociação feita com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também estavam presentes cooperados de diversas regiões do município.

Segundo Novak, o terreno na Vila Ferrari abrigará barracões onde serão armazenados, classificados e comercializados produtos hortifrutigranjeiros e a verba será direcionada para a construção desse espaço, uma sede própria que terá mil m². As obras devem iniciar já no começo de maio deste ano.

“Esse momento é de extrema importância, pois é o começo de tudo. Se antes não tínhamos sede, vivíamos emprestando espaços – tanto que tivemos por muito tempo a Casa do Agricultor – e só depois mudamos para Bateias. Esse auxílio financeiro para a Cooperativa permitirá nosso crescimento, para que passemos a operar com mais projetos, que nossa atuação se estenda a outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Com esse empréstimo vamos construir uma unidade que vai possibilitar o acesso de todos os agricultores cooperados, tanto negociando no novo espaço quanto levando suas hortaliças para o comércio local”, afirmou o presidente da cooperativa.

Na ocasião, o prefeito também destacou como a iniciativa fortalece a agricultura familiar do município. “Quando se fala em cooperativa pensamos em associados e, neste caso da Cooperlargo, estamos falando de mais de mil pessoas que estão trabalhando, sendo parte da economia de Campo Largo. O Executivo Municipal buscou dar todo o apoio possível, nossa vice-prefeita esteve em Brasília auxiliando no contato com o BNDES, e sabemos que essa ação credibiliza o Sicredi local também”.

Denise Kendrick, gerente da agência do Sicredi de Campo Largo, lembrou do dia da assinatura do comodato do terreno, em 2024, e que ali sabia do crescimento que viria. “O processo do cooperativismo se constrói no dia a dia, e aqui em Campo Largo estamos construindo uma sociedade melhor juntos. Ninguém faz nada sozinho, é com o comprometimento de muitas mãos que estamos cumprindo esse propósito. Quando recebemos um pedido de crédito buscamos olhar para as necessidades do cliente e foi exatamente o que fizemos com a Cooperlargo. Agradecemos a confiança dos cooperados”, destacou.

Cooperativa – Campo Largo conta com mais de 1.700 agricultores cadastrados na Secretaria de Agricultura e Pecuária. Já na cooperativa, são 122 agricultores associados e a previsão da diretoria é que este número chegue a dobrar a partir da estrutura nova. A instalação da Cooperlargo incentiva e contribui para toda a cadeia produtiva.

“Com essa novidade a nossa expectativa é ainda maior porque vai aumentar o serviço para gente. Teremos mais possibilidades de negócios, estamos bem animados”, contam Rodrigo Ferreira Krul e Rosalina Penkal Krul, cooperados que moram no Botiatuva e produzem em uma chácara em Balsa Nova. Cooperados desde 2017, eles plantam repolho verde e roxo, brócolis, couve-flor, acelga, milho verde e feijão, entre outros. “Sempre sobrava produto para nós, então poder comercializar pela Cooperativa ajuda a vender melhor”, completam.

Baseada na prática dos princípios do cooperativismo, a Cooperlargo veio para garantir melhores condições de negociações aos seus associados. Isso porque, através da parceria, cresce a possibilidade de concorrência com os grandes produtores, tornando a inserção no mercado algo mais acessível.

Agricultura Familiar – A agricultura familiar é uma modalidade de produção agrícola em que a maior parte da mão de obra é realizada por membros de um mesmo grupo familiar. Ela é desempenhada principalmente em pequenas propriedades, sendo extremamente importante para o país.