Grande Curitiba

Leandro Karnal é um dos convidados para a Semana Pedagógica 2025 de Araucária

A Secretaria Municipal de Educação garantiu a inscrição de cerca de 2.300 profissionais da rede municipal de ensino no evento.
21 de julho de 2025 às 10:15
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – A Semana Pedagógica 2025 de Araucária, de 28 de julho e 04 de agosto, promete ficar na história como a maior edição já realizada. Entre as atrações confirmadas está o professor, historiador e escritor Leandro Karnal. O evento deste ano ocorre no município em parceria com o Congresso Conhecer PR 2025. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) garantiu a inscrição de cerca de 2.300 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores do ensino fundamental e educação infantil, pedagogos e diretores.

Nas dependências do Araucária Acqua Park, os profissionais da rede municipal vão participar, ao longo da semana, das atividades da programação correspondentes ao seu período de hora-atividade. O evento vai reunir especialistas de destaque nacional na educação brasileira. Logo no primeiro dia do evento, 28 de julho, a principal atração é o professor, historiador e escritor Leandro Karnal, que vai ministrar uma palestra com o tema “Um novo mundo chegou? Estou preparado?”.

A Semana Pedagógica faz parte da série de formações oferecidas pela Prefeitura aos profissionais da rede municipal de ensino ao longo do período letivo.

Programação

Ainda no dia 28 de julho, participam do evento Brunela Santos (“Limites na primeira infância”), Luciana Brites (“Educação infantil: a época de ouro do neurodesenvolvimento – Como as neurociências podem transformar a prática pedagógica”) e Dalmir Sant’Anna (“Oportunidades: reconheça as chaves para desenvolver as suas competências”).

Em 29 de julho, Júlio Furtado fala sobre “Pedagogia histórico-crítica e formação docente”. No dia 30 é a vez de Ester Assis sobre “Neurodesenvolvimento e educação especial”, e no dia 31 Marcia Amplatz fala sobre o tema “Sem medo da Matemática: o papel do professor na construção do raciocínio lógico”.

Já em 1.º de agosto, Katia Ethiene fala sobre “Inteligência Artificial: desafios éticos e pedagógicos”. E em 04 de agosto, último dia, Evelise Portilho encerra a apresentação tratando de “Um olhar metacognitivo para nossas aprendizagens”.