Grande Curitiba

Prefeitura realiza ação de limpeza do Lago Tumiri

Localizado no Parque Municipal da Uva, o Lago Tumiri encontra-se tomado por vegetação Macrófita
13 de julho de 2021 às 14:47
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A partir da próxima segunda (19), será iniciada a limpeza do Lago Tumiri, localizado no Parque Municipal da Uva. As equipes farão a retirada das vegetações, ampliando a visibilidade da população e trazendo ainda mais beleza ao parque da cidade.

A iniciativa faz parte de uma das ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para inibir a poluição do Lago Tumiri, que contará com o auxílio de equipes de limpeza terceirizadas, além de outras atividades, como a medição do PH da água, levantamento de dados sobre o tipo de vegetação na água, os malefícios e impactos causados ao meio ambiente.

As vegetações macrófitas são nocivas e podem causar déficit de oxigênio, sombreamento da superfície, acidificação da água e redução da biodiversidade. A planta invasiva Aguapé se espalha rapidamente e pode chegar a 1 metro de altura, gerando impactos ambientais em curto espaço de tempo.

De acordo com o Coordenador de Controle e Fiscalização, Robério Marcolino Filho, as ações não se limitam apenas à limpeza do Lago Tumiri. “Estamos em contato com a Saúde e outros departamentos para solucionar de maneira eficaz as questões de poluição do meio ambiente na cidade, inclusive faremos reunião para discutir ações de educação ambiental e cuidados fundamentais com o meio ambiente em nosso município”.