Grande Curitiba

Meio Ambiente lança Programa Castra MAIS Ação nesta segunda (23)

Programa atenderá 1.200 animais na primeira etapa e mais 1.600 castrações de animais das famílias em situação de vulnerabilidade social do município
23 de agosto de 2021 às 16:07
(Foto: Daiana Nodari/PMC)

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou o Programa Castra MAIS Ação, com a presença do Prefeito, Helder Lazarotto, o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Vicente de Lima, a secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto e as equipes de fiscalização e proteção animal do município.

O programa faz parte das ações da Lei Municipal de Castração Social, para garantir o controle da população de cães e gatos de rua e os que pertencem às famílias comprovadamente carentes e com baixa renda.

A lei foi sancionada pelo Prefeito Helder Lazarotto e neste primeiro momento serão castrados 1.200 animais resgatados das ruas pelas protetoras cadastradas no programa, em quatro clínicas contratadas através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

De acordo com o prefeito, a ação do programa é uma das medidas para solucionar questões de saúde pública. “Iniciamos hoje mais um Programa e em breve todas as famílias colombenses serão atendidas. Essa ação foi pensada no bem estar da população e dos animais do nosso município”.

Segundo o secretário, José Vicente de Lima, o programa inicialmente atenderá dois grupos. “O Programa atenderá mais de mil animais resgatados das ruas pelas protetoras cadastradas e mais 1.600 castrações de animais das famílias em situação de vulnerabilidade social do município, que fazem parte do Programa Social Bolsa Família”.

Os pré-requisitos exigidos para participar do Programa são:

  • Animais e tutores comprovadamente residentes em Colombo;
  • Animais de rua comunitários ou sob guarda de protetores;
  • Animais que pertencem à pessoas em situação de vulnerabilidade social;
  • Animais cuja situação demonstra necessidade de manejo e controle populacional.

Os animais que serão atendidos na segunda etapa são referente a  Castração Social de cães e gatos, provenientes das famílias comprovadamente carentes do município, mediante análise cadastral junto a um dos seis Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Colombo, e que atendam aos pré requisitos determinados pelo programa.

Devido a grande população canina em nosso município e a quantidade limitada de vagas na primeira fase, é importante ficar atento à abertura de novas fases. Todas as etapas serão divulgadas em nossos canais oficiais.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (41) 3656 4849.