Grande Curitiba

Guarda Municipal conclui treinamento intensivo prático

Guarda Municipal de Colombo concluiu o Curso de Instrução de Operador de Espingarda Calibre 12 com foco total na eficiência, segurança e preparo técnico
30 de abril de 2025 às 17:44
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Governo, Segurança e Trânsito e da Escola de Gestão Pública, realiza nos dias 29 e 30 de abril o Curso de Instrução de Operador de Espingarda Calibre 12, uma capacitação fundamental para os novos integrantes da Guarda Municipal.

“Com esta iniciativa, a Prefeitura de Colombo garante agentes mais preparados, confiantes e aptos a agir com eficiência na proteção do município. Segurança se constrói com preparo, responsabilidade e ação”, disse o Secretário da pasta, Professor Alcione.

A programação do curso foi dividida entre aulas teóricas e práticas, com conteúdo técnico de excelência e instrutores altamente qualificados. Os participantes acompanharam a aula teórica ministrada por Tiago Coutinho, especialista em Direito Penal, Segurança Pública e Gestão no Trânsito, com ampla experiência como Instrutor de Armamento e Tiro.

“A iniciativa tem como objetivo a segurança pública, e investir na formação contínua dos agentes que protegem a população colombense”, disse o Comandante da GM Colombo Thiago Skau.

Durante a formação, os guardas aprenderam sobre o funcionamento e as características de armas de repetição, semiautomáticas e automáticas, além das boas práticas de manejo, transporte, guarda e manutenção de armamentos.

Já nesta quarta-feira (30), o foco está na prática. Sob a orientação do Comandante Thiago Skau, os guardas participam de exercícios no STRIKE FIRE – Centro de Treinamento de Tiro, colocando em ação técnicas de tiro defensivo, manejo de espingardas calibre 12 e carabinas, com avaliação final de desempenho.

“A capacitação visa aprimorar as habilidades operacionais, a capacidade de resposta em situações de conflito de maior gravidade, a promoção da legitimidade no exercício da função, além da valorização da segurança, profissionalismo e moral da tropa”, explica Skau.