Grande Curitiba

Defesa Civil alinha atendimentos com administrações regionais

31 de março de 2021 às 16:00
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O sistema de proteção em Defesa Civil do município prestará apoio nos pontos de vacinação contra a covid-19, em trabalho coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde. O apelo foi feito pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, em reunião virtual com os administradores regionais realizada nesta terça-feira (30/3).

O apoio será na organização de filas e na prestação de informações à população.

“Não é somente nossa obrigação como agentes públicos, mas como seres humanos. Quando facilitamos esse trabalho e apoiamos a população, mais agilizamos este processo para que tenhamos mais pessoas vacinadas em menos tempo”, disse o secretário, que também é o coordenador-geral de Proteção e Defesa Civil no município.

O encontro integra a série de reuniões periódicas de alinhamento de ações em Defesa Civil, prevista no plano de governo municipal, e serve para organização de atividades, padronização de procedimentos e atualização do protocolo utilizado no atendimento a incidentes e desastres.

“Quando abrimos mão do nosso conforto sob chuva, em locais alagados ou atingidos pelo fogo e vamos oferecer nossos préstimos àqueles que não conhecemos, damos mais sentido à nossa existência”, ressaltou.

“Para isso, é preciso que cada um esteja na hora certa, no local certo e saiba exatamente o que fazer. O sistema de Defesa Civil é como uma máquina com engrenagens maiores e menores, na qual nenhuma peça pode travar”, complementou, incluindo o trabalho em conjunto com a Guarda Municipal, que mantém servidores nas dez regionais da cidade 24 horas por dia e pode fazer o pronto-atendimento nas áreas mais afetadas por um evento natural adverso.

A atualização dos planos de contingência locais também foi ressaltada no encontro. “Vamos trabalhar com a vocação proativa, nos antecipando aos problemas”, disse ainda o secretário.

Atualizações e novos conhecimentos

Além das previsões meteorológicas para o próximo trimestre – com probabilidade baixa de chuvas intensas – o coordenador da Defesa Civil, Nelson Ribeiro, adiantou sobre a oferta de um novo curso de gerenciamento em proteção que o órgão deve organizar para os servidores na sequência dos trabalhos, com simulados de atendimento.

“Os simulados nos ajudam a ver o que precisa ser melhorado, possíveis falhas, e relembrar quais os procedimentos a serem tomados por todos os integrantes num momento de necessidade, desde a chegada da informação, pelos canais de emergência, até a volta à normalidade”, explicou.