Grande Curitiba

Famílias da CIC e da Matriz retiram kits de alimentação de maio

5 de maio de 2021 às 16:27
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Quarta-feira (5/5) foi o dia de os familiares de crianças e estudantes das regionais CIC e Matriz receberem os kits de alimentação escolar de maio e os kits pedagógicos da atual quinzena. São 23 mil kits fornecidos para todos os matriculados nas 86 unidades da rede municipal de ensino nas duas regionais.

Os kits visam garantir a alimentação escolar durante esse período de ensino remoto e é assegurado a todas as famílias com crianças e estudantes matriculados em unidades da rede municipal.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vera Cruz II, na CIC, 83 famílias foram buscar os kits. A auxiliar de limpeza Claudia Jaqueline da Silva, 27 anos, mãe da Yara, 4 anos, conta que os alimentos recebidos ajudam a equilibrar o orçamento da família.

“Vem feijão, arroz, óleo, farinha de trigo, alimentos importantes para as crianças, além da fruta, que elas gostam muito”, fala Claudia.

Também compõe o kit fubá, leite e outros hortifrútis. Os itens perecíveis incluem produtos da agricultura familiar.
Sustentabilidade e interação

Este mês, a equipe do CMEI Vera Cruz II entregou às famílias uma lembrancinha focada na sustentabilidade: com os kits de alimentação e pedagógico cada criança recebeu um copinho da água e uma mensagem para o uso racional desse elemento vital.

Assim como em outras unidades da rede municipal de ensino, o dia de fornecimento dos kits de alimentação no CMEI Laura Gonçalves Ives Santos, no Prado Velho, é um momento em que familiares e equipe pedagógica se reencontram pessoalmente e interagem como nos tempos pré-pandemia.

“Nos falamos pelas redes sociais, mas é sempre bom matar um pouco das saudades pessoalmente. Minha filha hoje sabia que eu vinha e queria vir também”, conta a gerente de contas Ana Marli Pichur Mota, 36 anos, mãe de Cecília Helena, 3 anos.

Segurança sanitária

As entregas às famílias são feitas nas unidades onde o estudante está matriculado, seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19: distanciamento social, uso de máscara e higienização. As unidades estão equipadas com tapetes sanitizantes e totens de álcool em gel 70%.

O horário de retirada vai das 10h às 17h, para evitar aglomerações, o uso de máscara é obrigatório e a temperatura é aferida na entrada.

A secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, reforça que as aulas presenciais seguem suspensas na rede municipal por tempo indeterminado e qualquer mudança nesse cenário depende da avaliação das autoridades de saúde.

Balanço

A Prefeitura já forneceu, desde o início da pandemia, mais de um milhão de kits de alimentação escolar às famílias, com mais de 12 mil toneladas de alimentos entregues. O fornecimento dos kits de alimentação do mês de maio começou na última segunda-feira (3/5), pela regionais Santa Felicidade e Boa Vista, e segue até sexta-feira (7/5).

Cronograma dos kits de alimentação por Regional

Quinta (6/5): Tatuquara e Pinheirinho
Sexta (7/5): Boqueirão e Cajuru