Grande Curitiba

Campanha incentiva a doação de sangue e de medula óssea

28 de maio de 2021 às 12:06
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Para reforçar os bancos de sangue da cidade, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) vai promover a campanha “Doe Sangue pelo Esporte” de terça-feira, 1º de junho, até 31 de julho. Além da doação de sangue, a campanha também incentiva a doação de medula óssea.

A campanha é direcionada aos atletas e instituições beneficiárias do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, mas o público em geral também pode participar. Só precisa ter entre 16 a 69 anos de idade, com peso acima de 51 quilos e estar em boas condições de saúde.

Para os atletas, a doação de sangue conta como contrapartida social do programa de Incentivo ao Esporte. O regulamento com todas as orientações sobre a campanha está disponível neste link https://bit.ly/3vwUMPM

“Todos os anos fazemos a campanha Doe Sangue pelo Esporte para incentivar nossos atletas e os amigos do esporte e lazer a ter esse gesto simples que pode salvar muitas vidas”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.

Bancos de sangue

Neste ano os bancos de sangue parceiros da iniciativa são o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemepar e o Hemonúcleo (HN) – Biobanco do Hospital de Clínicas da UFPR em Curitiba.

As doações de sangue devem ser previamente agendadas pelos sites do Hemepar ou Hemonúcleo Biobanco. Nos dois sites, além da agenda com os horários disponíveis, também é possível tirar dúvidas sobre os requisitos necessários para doação de sangue.

Antes de realizar a doação de sangue, orienta-se que a pessoa evite uma alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a coleta. No dia da doação, os participantes devem informar que compareceram pela campanha “Doe Sangue pelo Esporte” – código 39.

Será necessária a apresentação de documento oficial com foto. Menores de 18 anos que atendam os requisitos devem estar acompanhados dos pais ou de representante legal.

Camisetas autografadas

Ao final da campanha, no dia 2 de agosto de 2021, a Comissão Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba vai sortear entre os participantes da campanha algumas camisetas autografadas por jogadores dos clubes Athletico, Coritiba e Paraná Clube, além de camisetas, uniformes e materiais esportivos ofertados por atletas e entidades esportivas.

Endereços

Hemepar
Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV
Agendamento: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue
Fone: 0800 645 4555, para maiores informações ou orientações

Hemonúcleo Biobanco
Rua Agostinho Leão Júnior, 108, Alto da Glória
Agendamento: http://doador.biobanco.hc.ufpr.br/PrototipoBiobanco/
Fone: (41) 3360-1875