Grande Curitiba

Ginastas de Curitiba brilham no Pan-Americano no Rio de Janeiro

7 de junho de 2021 às 15:39
(Foto: Divulgação Canal Olímpico do Brasil)

COM ASSESSORIAS – As ginastas Ana Luiza Lima e Júlia Soares, ambas de 16 anos, fizeram bonito nas finais do Campeonato Pan-Americano de Ginástica, disputado no fim de semana na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Além de garantirem medalhas no individual por aparelhos, as duas atletas conquistaram a medalha de ouro com a equipe brasileira, que contou ainda com Christal Bezerra, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade.

Ana e Júlia são beneficiárias do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba e treinam em Curitiba no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), no Capão da Imbuia. As atletas foram acompanhadas pela treinadora Iryna Ilyashenko e pelo coreógrafo Rhony Ferreira. Os dois são do quadro da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina e também são integrantes do quadro técnico do Cegin em Curitiba.

Para conquistar a medalha, Ana Luiza encantou com uma exibição intensa e graciosa. Ao som de um tango de Astor Piazzolla, a jovem atleta conquistou a medalha de ouro no solo, com a nota 12.967. A brasileira Christal Bezerra fez companhia a Ana no pódio, ao faturar o bronze, com 12.767. Entre as duas brasileiras ficou a argentina Martina Dominici (12.800).

Mais um talento em ascensão, Júlia Soares conseguiu a medalha de bronze na trave, logo em sua primeira competição da categoria adulta. Com a nota 12.333, ficou atrás apenas da costa-riquenha Luciana Alvarado, que se classificou para a Olimpíada, e da mexicana Paulina Martinez.

Cegin

O Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin) foi criado em 1999 nas dependências da antiga Universidade do Esporte, atual sede da Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná. O Cegin é detentor do Troféu Excelência da Confederação Brasileira de Ginástica, sendo reconhecido como referência nacional e internacional na Ginástica Artística, servindo como base de treinamento para diversas equipes paranaenses e brasileiras, já tendo inclusive recebendo equipes internacionais da Argentina, Uruguai, Chile e Peru.

No centro, são desenvolvidas aulas de iniciação esportiva para crianças a partir de 4 anos, além de treinamento voltado para o alto rendimento, com a formação de equipe permanente em diversas categorias das Ginástica Artística, que disputam torneios e campeonatos nacionais e internacionais.

A parceria com a Prefeitura de Curitiba, por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, sob a coordenação da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), é fundamental para o desenvolvimento das atividades do centro.

Em contrapartida ao incentivo recebido da Prefeitura de Curitiba, o Cegin oferta gratuitamente vagas para que crianças encaminhadas pelos centros de treinamento da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude possam treinar e usufruir de uma das melhores estruturas técnicas e de equipamentos para o desenvolvimento de habilidades na Ginástica Artística.