Grande Curitiba

FAS mantém serviços e volta a ter atendimento presencial nos Sines

9 de junho de 2021 às 15:40
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Fundação de Ação Social (FAS) mantém os serviços para a população durante o período de vigência do decreto municipal que determinou a bandeira laranja na cidade. Com a nova medida, as dez unidades municipais do Sistema Nacional do Emprego (Sine) voltam a oferecer atendimento presencial aos trabalhadores.

Para ser atendido em um dos Sines, que funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h, o cidadão precisa antes agendar o serviço no site agendaonline.curitiba.pr.gov.br.

Com a nova bandeira, a inscrição de famílias em situação de vulnerabilidade social no Cadastro Único volta a ser feita nas unidades do Sine das regionais Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Tatuquara, Pinheirinho e Fazendinha.

Além disso, pessoas em situação de vulnerabilidade social podem fazer a inscrição nas centrais regionais do CadÚnico, instaladas nas Ruas da Cidadania da Matriz e Pinheirinho.

O atendimento nas duas centrais acontece das 8h às 17h e também precisa de agendamento prévio pelo site agendaonline.curitiba.pr.gov.br ou pelo site da FAS, clicando no banner digital Informações e Agendamento Cadastro Único (https://fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=201).

Serviços on-line

Mesmo com o retorno do atendimento presencial, o trabalhador pode acessar todos os serviços ofertados pelo Sine de forma on-line pelo computador ou celular.

Para consultar vagas de emprego, basta entrar no Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) ou usar o aplicativo Sine Fácil.

Para fazer a solicitação do benefício do seguro-desemprego, o trabalhador deve baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Os dois apps estão disponíveis para aparelhos de celular com sistema Android e IOS.

A busca por vagas de emprego pode ser feita também pelo site da Prefeitura de Curitiba, no link https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/vagas-de-emprego/159

Desde o início da pandemia, o trabalhador pode tirar dúvidas por meio de um email criado pela FAS. É o [email protected].

Núcleos Regionais

Os dez Núcleos Regionais instalados nas Ruas da Cidadania continuam em funcionamento, das 8h às 18h. O horário de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – porta de entrada para os serviços da assistência para as famílias em vulnerabilidade – é das 8h às 17h.

Nos Cras, a população pode solicitar alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza e outros itens que possam ser atendidas pelo Programa Disque Solidariedade. O monitoramento das famílias acompanhadas pelos Cras se mantém remotamente.

Neste período, a inscrição e atualização do Cadastro Único nos Cras serão feitas apenas em casos de urgência avaliados pelas coordenações das unidades. O serviço de busca ativa de famílias fica suspenso.

Garantia de direitos

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atendem pessoas com direitos violados, também mantêm o funcionamento das 8h às 17h. O atendimento presencial continua para situações ligadas a solicitações emergenciais, de procura espontânea e de demandas que chegam aos canais de denúncia, como a Central 156, Disque Idoso Paraná e Disque 100, do governo federal.

O atendimento dos Conselhos Tutelares, responsáveis pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, continua inalterado.

As unidades de acolhimento institucional, nas modalidades abrigo e casa de passagem, funcionam 24 horas, todos os dias. Continuam suspensas as visitas para o acolhido.

Abordagem social

A abordagem social à população em situação de rua permanece 24 horas, todos os dias, por busca ativa ou atendimento a solicitações que chegam à Central 156.

Os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP), que antes da pandemia funcionavam durante o dia, continuam a atender 24 horas para garantir que os usuários não precisem voltar para as ruas e possam ficar protegidos do novo coronavírus.

O serviço de acolhimento à população em situação de rua funciona em quatro modalidades: para pessoas que não apresentam sintomas de gripe ou covid-19, para aquelas com maior risco de contrair o novo coronavírus, para quem apresenta sintomas da covid e precisam de repouso para recuperação e, por fim, para aquelas que foram diagnosticadas com a doença e têm indicação médica de isolamento.