Grande Curitiba

Ippuc completa ciclo de apresentação dos planos regionais ao Conselho da Cidade

11 de junho de 2021 às 18:52
(Foto: Divulgação/IPPUC)

COM ASSESSORIAS – Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentaram, na quinta-feira (10/6), a integrantes do Conselho da Cidade (Concitiba), os planos regionais da CIC, Portão, Matriz, Santa Felicidade e Tatuquara.

Coordenada pela secretária-executiva do Concitiba, Sheila Branco, a reunião virtual completou o ciclo de exposições dos planos, iniciado na primeira reunião do Concitiba, em março deste ano, na qual foram apresentadas as propostas para as regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru e Pinheirinho.

Em elaboração pelo Ippuc, as propostas são diretrizes de planejamento para as dez regionais da cidade, com abrangência aos 75 bairros de Curitiba. Envolvem orientações futuras para o sistema viário, ampliação da malha cicloviária, implantação de praças, entre outras intervenções.

De acordo com o coordenador dos Planos Setoriais no Ippuc, arquiteto Fabiano Borba, a formulação foi dividida em cinco capítulos, dos quais três de diagnóstico e dois que resultam nas propostas. Ele destacou o valor da vivência local e da proximidade com a população na fase de diagnóstico dos planos. “Na parte de visão da Regional, contamos com um olhar de baixo pra cima. A ideia de participação é um componente importante e indispensável nesse trabalho”, disse.

Segundo Borba, a leitura dos Planos Regionais permite definir metodologias para melhorar propostas do Plano Diretor e orientar a legislação municipal. “O Plano Regional faz a mediação entre as prioridades locais e o planejamento global da cidade”, aponta o coordenador do trabalho.
Multidisciplinar

A conselheira Janaina de Fátima Chudzik, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), chamou a atenção para a importância de um olhar multidisciplinar na elaboração dos planos regionais, com focos para o meio ambiente, urbanismo, legislação e também para o processo histórico do desenvolvimento urbano. Para ela, é importante a fiscalização por parte do município na execução desses projetos, para garantir que essas melhorias cheguem de fato à população.

Lafaiete Neves, da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR-SSIND), reforçou a necessidade de controle, apontando que a população deve fazer parte da fiscalização. “Quem está nas entidades de bairros e também a Câmara de Vereadores deve participar desse processo de responsabilidade urbana. O futuro da cidade depende do presente”, comentou.

Participantes

Participaram da 60ª Reunião Ordinária do Concitiba o vereador Oscalino do Povo, representando o Poder Legislativo, Denise Mitiko Murata, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA); Viviane Poletto, da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF); Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda e Marcello Deoarez Moreira dos Santos, da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A; Cyntia Ville Cardon, da Secretaria do Governo Municipal (SGM); Aldemar Venancio Martins Neto e Sérgio Luis de Oliveira; Urbanização de Curitiba S/A, URBS; Melissa de Athayde Cunha Kesikowski, da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab); Mirian Voss, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT); Cintia Estefania Fernandes, da Procuradoria Geral do Município (PGM) e Amarilis Thomaz Mattei, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SMSAN). E ainda Jean Michel Galiano, da Associação Comercial do Paraná (ACP); Marcelo Ivanildo dos Santos Alves, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Guido Dezordi, da Associação das Empresas e Profissionais de Design do Paraná (Prodesign-PR); Andrea Luiza Curralinho Braga, do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PR); Janaina de Fátima Chudzik, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR); Vicente Pereira de Freitas, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc); Lafaiete Neves, da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR-SSIND); Luiz Henrique Calhau da Costa, do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR); Mauro Algacir Gonçalves da Costa, da Associação de Moradores Saturno e Jair Ribeiro, do Conselho de Segurança (CONSEG) do bairro Guaíra. O vereador Mauro Ignácio também foi representado na reunião por sua assessoria.