Grande Curitiba

Presidente do Observatório Social de Curitiba estará na Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates, para ser canal de interlocução entre a sociedade e a Câmara. Os temas discutidos são sugeridos pelos vereadores.
11 de junho de 2021 às 18:43
(Foto: Observatório Social do Brasil)

Na próxima quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe o presidente do Observatório Social de Curitiba (OSC), Ney da Nóbrega Ribas. A convite da vereadora Indiara Barbosa (Novo), ele ocupará o espaço da Tribuna Livre. O debate acontecerá durante a sessão plenária, que começa regimentalmente às 9h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter.

Conforme o requerimento de solicitação da Tribuna Livre (076.00019.2021), apresentado pela parlamentar, Ney da Nóbrega estará em plenário para apresentar o Observatório Social da capital e as iniciativas que a entidade têm realizado com foco na eficiência da gestão pública em Curitiba. Os observatórios sociais são organizados são coordenados pelo Observatório Social do Brasil (OSB), instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor.

Além de presidente da OSC, Ney da Nóbrega é ex-presidente da OSB e coordena, atualmente, o Projeto Força Tarefa Cidadã da organização nacional. Esse projeto é formado, segundo a OSB, “por um conjunto de ações de monitoramento dos portais de transparência, realizado por voluntários e técnicos que participam do Sistema de Observatório Social do Brasil, com foco na disponibilização de todas as informações e documentos relativos às despesas efetuadas pelos municípios e estados no enfrentamento ao covid-19”.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribuna Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba