Grande Curitiba

Prefeitura amplia pontos de distribuição de mudas gratuitas

21 de junho de 2021 às 16:33
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A partir desta segunda-feira (21/6), quem quiser plantar uma árvore e contribuir para o programa 100 Mil Árvores para Curitiba tem mais pontos para a retirada de mudas produzidas pelo Horto Municipal da Barreirinha. Cada uma das dez administrações regionais da cidade terá exemplares de árvores nativas para distribuição.

Até o final desta semana, todas estarão abastecidas, informa o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff (endereços de cada regional abaixo). As regionais Boa Vista, Tatuquara, Bairro Novo, CIC e Pinheirinho já estão fazendo a distribuição.

“A população de Curitiba é bastante participativa e temos bons resultados com a possibilidade da adoção e plantio de mudas”, diz o diretor. “Com novos pontos, vamos possibilitar que ainda mais pessoas possam contribuir”, completa.

Para a retirada, será necessário o preenchimento de um cadastro simples. Da mesma forma como acontece com a solicitação de mudas pela Central 156, o cidadão deverá informar o local e características do plantio para que seja fornecida a muda mais adequada. Poderão ser plantadas espécies como os ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, palmeira imperial, entre outras.

“Em áreas privadas não há restrição, mas se houver interesse no plantio em via pública – em frente de casa ou em alguma área verde, é preciso seguir algumas regras”, explica Roloff. Isso porque a cidade tem normas de urbanização, fiação elétrica e outras características que precisam ser levadas em consideração.

A informação do local do plantio também vai servir para o registro da participação no desafio. O Horto Municipal da Barreirinha continua fazendo as entregas.

100 Mil Árvores

O desafio foi lançado pelo prefeito Rafael Greca, originalmente, na primavera de 2019 e deveria ser concluído na primavera de 2020. Mesmo com a pandemia, que acabou por inviabilizar os plantios comunitários, foram plantadas 108 mil mudas no período proposto. Graças a esse sucesso, que contou com a participação de empresas, exército e escolas, o município renovou o desafio para 2021.

“Por enquanto, trabalhamos com os nossos plantios da arborização pública e com essa ferramenta do Adote uma Árvore por parte da população”, conta o diretor. “Esperamos que seja possível retomar ações de plantio comunitário o mais rápido possível”, completa.

Onde buscar uma muda de árvore nativa

REGIONAL BOA VISTA – Avenida Paraná, 3.600
REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700
REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460
REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033
REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.433 (a partir de 22/6 – terça-feira)
REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1700 (a partir de 23/6 – quarta-feira)
REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150 (a partir de 23/6 – quarta-feira)
REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertilla Boscardin, 213 (a partir de 24/6 – quinta-feira)
REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa, 101 (a partir de 25/6 – sexta-feira)