Grande Curitiba

Estudante melhora na escrita com apoio da professora por videochamada

24 de junho de 2021 às 15:45
(Foto: Arquivo familiar)

COM ASSESSORIAS – A dificuldade com a escrita virou gosto pelas palavras. Assim relata Joyce de Souza, avó do estudante Kaique Soares Camargo, 3º ano da Escola Municipal CEI Júlio Moreira, da Regional Santa Felicidade.

O menino, que é fã de matemática, mas não se empolgava muito nas lições de Língua Portuguesa, vinha apresentando dificuldades com a escrita. Depois que passou a integrar o programa Leia+, Liga pela Equidade, Igualdade e Alfabetizações da Secretaria Municipal da Educação, Kaique melhorou muito e passou a gostar de ler e escrever.

Desde o início da pandemia da covid-19, no ano passado, Kaique sente falta dos professores e dos amigos. Ele acompanha os conteúdos pelas videoaulas, mas a necessidade de permanecer em casa com o ensino remoto fez com que o ficasse muito isolado, segundo a avó.

“Mas com o apoio agora das videochamadas, além das videoaulas, ele evoluiu muito, dá para notar a diferença”, comemora a avó.

A professora Eliani Veiga explica que os atendimentos com o estudante começaram há poucas semanas, mas ele tem se mostrado concentrado e aprendendo rápido.

“Começamos trabalhando o alfabeto, as letras, jogos com palavras, rimas, enfim, e está dando resultado”, relata a professora.

Para Eliani, o destaque do programa Leia+ é esse engajamento que envolve a escola e família da criança.

“Esse elo é de suma importância, aumenta a autoestima dos estudantes, a motivação, é muito importante”, destaca a professora.

Atenção focada

O Leia+, que está sendo realizado de maneira on-line, abre novas possibilidades para estudantes que precisam de um acolhimento maior.

“Buscamos sempre possibilidades de trazer a nossas crianças e nossos estudantes mais autonomia e a lógica da superação. Para isso, nos debruçamos sobre as questões dos direitos humanos, para garantir justiça social. O Leia+ é um exemplo disso”, resume a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

São cem unidades envolvidas, 50 escolas e 50 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O programa foi reformulado e ampliado este ano, até o ano passado eram 46 escolas e 46 CMEIs.

A coordenadora de Equidade, Família e Rede de Proteção, Sandra Mara Piotto, explica que o novo programa é fruto das ações desenvolvidas desde 2017 pelo Programa Transformando Realidades: Equidade na Educação.

“O Leia+ resulta do amadurecimento de práticas e estudos nos últimos anos e inclui diversas ações em favor da equidade e da alfabetização de acordo com a realidade de cada local”, pontua Sandra.