Grande Curitiba

Prefeitura inicia processo de certificação de instituições para acolhimento voluntário

25 de junho de 2021 às 15:45
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Como parte integrante da programação deste Junho Branco – mês de prevenção ao uso de drogas – a Prefeitura deu início a uma parceria com a Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas Associadas, a Compacta. O objetivo é certificar instituições que fazem o acolhimento voluntário de dependentes de álcool e outras drogas.

O primeiro passo para essa iniciativa foi dado nesta sexta-feira (25/6), com a assinatura de um protocolo de intenções encabeçado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. Um termo de cooperação técnica, na sequência, formalizará o projeto.

No último mês, a equipe do Departamento de Política Sobre Drogas da Defesa Social visitou mais de uma dezena de comunidades terapêuticas pela cidade.

Para prevenir e combater a dependência química, o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, defende posturas e decisões firmes, principalmente para reprimir crimes associados ao problema, atrelados, muitas vezes, a grupos com interesses econômicos.

“Começamos o trabalho de transformação desta mazela que destrói vidas a partir de um diálogo aberto com os filhos na nossa casa, com os vizinhos na nossa rua, com a comunidade do nosso bairro, escola e igreja”, afirma o secretário.

Ele relembrou que, em 36 anos de serviços públicos prestados como integrante da Polícia Militar do Paraná, se deparou com muitas tragédias causadas pelo uso de drogas.

“Vi uma criança morta com o pacote de cola ainda colado no nariz, uma jovem em overdose com a seringa ainda no braço. São novos casos como estes que não queremos mais”, acrescentou.

Construção em conjunto com a sociedade

A programação do Junho Branco será concluída com a 6ª Conferência Municipal de Política Sobre Drogas, evento bienal disponível para servidores municipais e a comunidade. Sob o tema “Juventude e política sobre drogas: quais são os entendimentos, percepções e ações em tempos adversos”, nesta edição o evento será on-line.

“É um modelo em formato totalmente virtual possível graças ao apoio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Neste ano, batemos recorde de inscrições – já são cerca de 300 participações da sociedade civil organizada”, destaca o coordenador do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro.

Oficializado pela lei municipal 15.439/2019, o Junho Branco tem como objetivo evidenciar campanhas de prevenção e conscientização sobre o uso de drogas, na busca por viabilizar diálogos em todas as esferas da sociedade. O mês foi escolhido com base no Dia Internacional de Combate às Drogas (26/6).

Oportunidades e condições para resgate da cidadania

O trabalho do Departamento de Política Sobre Drogas inclui orientação, estímulo e apoio para que os indivíduos atendidos busquem a reinserção social, a volta do acolhimento pela família e a qualificação profissional. São projetos e ações em desenvolvimento, estruturados em quatro eixos principais de atuação: prevenção, cuidado, reinserção social e estudo, pesquisa e avaliação.

Entre eles, destaca-se a parceria com o Instituto Shogun Rua, voltada a aulas de artes marciais para o desenvolvimento de habilidades para o esporte; o projeto Intervidas – agora atendendo junto ao programa municipal Mesa Solidária; e o Nova Morada, Vida Nova – três hotéis exclusivos para pessoas em situação de rua com perfil de reinserção social, com foco na retomada para a autonomia.

A assinatura do protocolo de intenções nesta sexta-feira foi acompanhada pelo vice-presidente da Compacta, João Honório Bueno; pelos vereadores Osias Moraes e Ezequias Barros; por Hever Linhares, assessor do deputado federal Diego Garcia; e pelo pastor Alexandre José Monteiro.

Na ocasião, uma placa do Departamento de Política Sobre Drogas foi descerrada na entrada do prédio da Defesa Social, com a frase “A realização dos teus desejos depende de boas escolhas”.