Grande Curitiba

Educação Infantil curitibana ganha programa de gestão para profissionais

30 de junho de 2021 às 16:03
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Educação Infantil na rede municipal de ensino, que atende crianças até os 5 anos de idade, passa a contar com um programa de gestão específico. Nesta quarta-feira (30/6), foi lançado o Programa de Gestão da Educação Infantil, fruto de escuta, pesquisas e diálogos junto aos profissionais. A iniciativa beneficiará 16 mil profissionais.

O objetivo é qualificar a formação continuada dos gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), estabelecendo um canal permanente de acompanhamento e articulação administrativa e pedagógica.

“Este caderno é fruto da nossa didática prática, das nossas ações”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. A secretária explicou que haverá um mentor em cada uma das dez regionais, que será um profissional com experiência na área, para contribuir com diferentes reflexões.

A superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, destacou que o programa cumpre os princípios da gestão democrática. “Através do programa sistematizamos esta escola de gestores”, pontuou a superintendente.

Para a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, o programa reafirma o compromisso da rede municipal com o desenvolvimento profissional dos gestores como um processo construtivo que qualifica a prática cotidiana realizada nos CMEIs.

“Ele traz a concepção da mentoria para uma escuta mais refinada, onde a reflexão constante e autoavaliação são muito importantes”, disse Kelen.

O programa beneficiará diretamente os 230 gestores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “A formação continuada dos gestores reverbera em qualidade no atendimento nas unidades educativas. A ação beneficiará mais de 16 mil profissionais e 33 mil crianças atendidas nos CMEIs e suas famílias”, frisou Kelen.

O caderno será disponibilizado em breve na página da Educação.