Grande Curitiba

Minilaboratório de startup curitibana é testado ao vivo no Paiol Digital

30 de junho de 2021 às 16:00
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Quinze minutos. Este foi o tempo da palestra de Marcus Figueredo, CEO da HiLab, no Paiol Digital de junho, na última terça-feira (29/6), e também o tempo necessário para sair o resultado do teste contra covid-19 feito com o minilaboratório móvel da startup curitibana. Tudo ao vivo durante o evento on-line do Vale do Pinhão.

O resultado do teste do executivo da HiLab – e dos demais palestrantes e equipe técnica do Paiol Digital – deu negativo. Como nas demais edições durante a pandemia, o evento foi transmitido do Teatro do Paiol sem presença de público, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes da pandemia.

Figueredo detalhou a trajetória da HiLab, que criou o revolucionário laboratório de análises clínicas portátil. A tecnologia usa a inteligência artificial e a internet das coisas (Iot) para realizar mais 20 exames, como covid-19, HIV, dengue, zika e hepatite, de qualquer local (como farmácias, aeroportos e consultórios).

“Já fizemos dois milhões de testes de covid. Mas, acima de tudo, acreditamos no propósito de tornar a Saúde mais inclusiva, trabalhando para promover o acesso para todas as pessoas”, disse o CEO da HiLab.

Integrante do programa Tecnoparque da Prefeitura, que oferece redução de ISS a empresas que inovam, a HiLab foi apontada como uma das startups brasileiras mais atraentes de 2020. A empresa tem clientes em todo o Brasil e assinou contrato para fornecer em Portugal.

O biomédico Ciriaco Pimentel, que assistiu o Paiol Digital de Ilhéus (BA), destacou a importância da HiLab. “Tenho usado para fazer testes em regiões remotas, é realmente uma democratização da Saúde”, afirmou em comentário no Youtube do Vale do Pinhão durante a live.

Com propósito

Com mediação de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Paiol Digital de junho também teve palestras de Carla Delponte, CEO da Mundo Adaptado; e o empreendedor social João Pedro Novochadlo, um dos fundadores da startup Veever.

Vencedora do prêmio Mulher Empreendedora de 2019, Carla explicou como a plataforma Mundo Adaptado está proporcionando maior qualidade de vida às famílias e pessoas com deficiências.

“Somos uma verdadeira comunidade com um portal colaborativo que reúne blogs de conteúdo, cursos e shopping on-line“, explicou a CEO da Mundo Adaptado, que esteve no Worktiba Barigui em 2018.

Já o fundador da Veever contou como a startup desenvolveu um aplicativo para celular de fácil manuseio, que permite aos deficientes visuais se localizar pela cidade. “Além disso, criamos um guia em nosso app em que robôs percorrem a web buscando informações importantes da pandemia, como auxílio emergencial, e nossa equipe faz a curadoria para que não entrem fake news”, salientou Novochadlo.

Cris Alessi agradeceu a participação dos três palestrantes e afirmou que todos são exemplos de empreendedores inovadores que criaram startups com propósito. “Vocês inspiram a todos nós a exercitar a empatia, a buscar soluções e produtos que melhorem o dia a dia das pessoas”, justificou a presidente da Agência Curitiba.

O Paiol de junho teve apoio Uni-IT Tecnologia, que forneceu a câmera digital Poly Studio para a transmissão do evento, que é organizado pela Prefeitura e Agência Curitiba, com apoio da Fundação Cultur