Grande Curitiba

Pinheirinho pode indicar delegados para Conferência de Proteção Animal

5 de julho de 2021 às 11:52
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Acontece na próxima quarta-feira (7/7), às 18h, por videoconferência, a última das reuniões regionais para escolha dos delegados da primeira Conferência Municipal de Proteção Animal de Curitiba. Serão indicados cinco delegados da comunidade local atuante da Regional Pinheirinho, que teve sua reunião presencial cancelada com o início da pandemia no ano passado. Os interessados em participar devem solicitar o link da reunião pelo e-mail [email protected].

Segmentos que compõem o Conselho Municipal de Proteção Animal (Comupa) também indicam delegados. “Poderão pleitear a participação como delegados protetores independentes com cadastro ativo junto à Rede de Proteção Animal e que residam em bairros de abrangência das respectivas Administrações Regionais”, detalhou a gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Vivien Midori Morikawa.

A Conferência, também adiada no ano passado e ainda sem nova data definida, vai discutir políticas públicas para os animais e vai designar os novos membros do Conselho Municipal de Proteção Animal (Comupa). Estarão em pauta o controle ético das populações de cães e gatos e educação humanitária para a guarda responsável.

Comupa

O Conselho, criado pela Lei 11.398/2005 – posteriormente alterada pela Lei 14.2018/2012 –, estabelece um colegiado de instituições que tenham como escopo de atuação a proteção aos animais.

Integram o Comupa, por parte do município, as secretarias do Meio Ambiente, da Saúde, da Defesa Social e da Educação. Além do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV PR) e do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBIO PR).

Entidades representativas de classes ligadas aos animais e universidades com cursos de Veterinária, Biologia e Zootecnia com sede em Curitiba também participam. Há representação, ainda, da Câmara de Vereadores; de organizações de veterinários, biólogos e zootecnistas; da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo; de associações de moradores e de organizações de proteção animal de Curitiba.