Grande Curitiba

Educação lança e-books que contam a história de Curitiba

6 de julho de 2021 às 17:03
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O programa Linhas do Conhecimento – que transforma Curitiba numa imensa sala de aula, com propostas pedagógicas, culturais e lúdicas nos espaços da cidade – lançou uma série de e-books com a história de Curitiba.

O primeiro volume, sobre as Ruas da Cidadania, foi apresentado na Expo Educação Internacional Digit@l 2021, encerrada na sexta-feira (2/7), e já está disponível na página da Secretaria Municipal da Educação. O exemplar aborda a concepção desses espaços para os cidadãos curitibanos, além de apresentar sua história, estrutura e serviços disponíveis.

As próximas edições abordarão os núcleos regionais e os bairros, pontos turísticos, parques e bosques, centro histórico e museus.

Os objetivos com os e-books são fortalecer a consciência urbana, envolver professores e estudantes em práticas de exploração e conhecimento de Curitiba, além de realizar atividades on-line que envolvem diferentes espaços da cidade.

Linhas do Conhecimento

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que o programa contribui para desenvolver o sentimento de pertença e o amor à cidade.

“Quem conhece, ama. Quem ama, cuida. O Linhas do Conhecimento favorece esse olhar para a cidade, o sentimento de pertença, o protagonismo das nossas crianças e estudantes para colaborar na construção de uma cidade cada vez melhor para todos”, destaca Maria Sílvia.

A professora Fabrícia Bordignon, da equipe do Linhas, explica que as ações do programa estão articuladas aos princípios de uma cidade educadora. “Os e-books estão alinhados às metas do plano de governo e permitem que todos tenham acesso a um material rico com detalhes sobre a história da cidade”, afirma.

“Uma cidade educadora integra as atividades sociais e culturais de forma a privilegiar a formação, a promoção e o desenvolvimento dos cidadãos, especialmente dos jovens e das crianças”, completa Fabrícia.

Na pandemia

Até o início de 2020, antes da pandemia da covid-19, o Linhas do Conhecimento havia totalizado 171 mil participações presenciais de estudantes e de cerca de 16 mil professores,[ desde sua criação, em 2017.

Com o isolamento e a necessidade de ensino remoto, as propostas são disponibilizadas em videoaulas da TV Escola Curitiba. Também podem ser acessadas no site da Educação, na aba do programa, bem como todos materiais pedagógicos do Linhas. E, às segundas-feiras, são publicados no Facebook da Educação materiais exclusivos do programa.

Acesse o primeiro e-book.