Grande Curitiba

Poços artesianos garantem lavagem de calçadas e calçadões

6 de julho de 2021 às 17:05
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os poços artesianos perfurados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem garantindo o abastecimento de comunidades e de equipamentos municipais e a continuidade de serviços essenciais para a cidade, principalmente em tempos de pandemia, como a lavagem de calçadões nas áreas centrais de grande circulação de pessoas.

Diariamente e ininterruptamente, são lavados e esfregados com água e sabão em torno de 120 pontos espalhados pelo Centro. Os serviços de lavagem das ruas de Curitiba são rotineiros e estão previstos dentro dos contratos vigentes de limpeza pública.

“Alguns locais recebem lavagem mais de uma vez ao dia, conforme a necessidade apontada pelas nossas equipes de campo”, detalha o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis. O insumo vem do poço artesiano do Horto Municipal do Guabirotuba.

São áreas como o calçadão da rua XV de Novembro, entre a Monsenhor Celso e a Marechal Floriano; a Praça Generoso Marques; Rua São Francisco; Rua Barão do Cerro Azul, entre outras. Pela manhã, as equipes trabalham das 7h às 9h e, à noite, as atividades são iniciadas às 23h40.

Além dos pontos com lavagem diária, algumas ruas e logradouros são completamente lavadas com frequência mensal. É o caso da Rua XV de Novembro e das travessas Monsenhor Celso e Oliveira Belo; das praças Carlos Gomes, Tiradentes, Generoso Marques e toda a área da Catedral, Santos Andrade, Eufrásio Correia, Zacarias e Rui Barbosa; Câmara Municipal, Paço Municipal e Mercado das Flores.

Sem parar

Todos os serviços do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria do Meio Ambiente são essenciais e se mantiveram com a mesma qualidade, mesmo com o início da pandemia.

“Remanejamos algumas equipes em função da presença de pessoas do grupo de risco e redobramos cuidados, mas nunca deixamos a cidade sem limpeza e coleta de resíduos”, reforçou o diretor.