Grande Curitiba

Jardim Botânico ganha café-escola do Senac

7 de julho de 2021 às 16:37

COM ASSESSORIAS – A Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico, agora conta com um café-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná (Senac-PR). O espaço foi entregue oficialmente na manhã desta quarta-feira (7/7) pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio, Darci Piana. A data também marca a comemoração dos 74 anos do Senac-PR.

O café-escola Senac Jardim Botânico funciona todos os dias, das 10h às 18h. É o terceiro da modalidade em Curitiba. Os dois primeiros ficam no Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, e no Belvedere do São Francisco, patrimônio restaurado pela Prefeitura na Praça João Cândido.

“O Senac faz aniversário de 74 anos servindo a comunidade curitibana, paranaense, brasileira e internacional com a transformação deste espaço botânico também em um espaço de cultura e de lazer”, disse o prefeito acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone.

O presidente da Fecomércio agradeceu à Prefeitura por mais uma oportunidade de parceria. “Unimos o útil, que é o ensino e o serviço de qualidade do Senac, ao agradável, que é estar neste lugar maravilhoso, um dos principais pontos turísticos da cidade”, comemorou Piana.

O café fica próximo de uma das entradas da Galeria das Quatro Estações, pouco antes das salas que serão voltadas a atividades de jardinagem no pós-pandemia.

Paranaense e sustentável

No cardápio estão cafés especiais, opções tradicionais da confeitaria e também pratos com toque paranaense, como a palha paranaense, a coxinha da Lapa e o escondidinho de barreado. Com a opção de levar os produtos para viagem, estarão disponíveis copos biodegradáveis, feitos em fibra de bambu.

O diretor-regional do Senac-PR, Rodrigo Rosalem, lembrou que foram instalados no local equipamentos de última geração para qualificação dos alunos. “Além de servir aos diversos frequentadores do Jardim Botânico, nossos baristas, confeiteiros e equipe de atendimento vão sair para o mercado de trabalho plenamente capacitados”, disse.

Ele também agradeceu, em especial, à arquiteta Loreley Motter Kikuti, da Secretaria do Meio Ambiente e responsável, com a arquiteta Lívia Falcão, pelo projeto da galeria, que deu suporte à equipe do Senac para a implantação da estrutura. A equipe de arquitetos do Senac estava representada por Eduardo Almeida.

Quatro Estações

A antiga estrutura de metal atrás da famosa estufa do Jardim Botânico de Curitiba deu lugar à Galeria das Quatro Estações, onde fica o mais novo café-escola da cidade. Ao longo dos 112 metros de extensão do arco, há ainda canteiros com flores e estátuas alusivas às estações do ano – primavera, verão, outono e inverno – espaços de estar, além de apoio para futuras aulas de jardinagem e botânica.

Com 430 painéis instalados na cobertura, são gerados pela galeria 140mil kwh de energia, o que é equivalente a 75% do consumo total do Jardim Botânico, um dos cartões postais mais famosos e ponto turístico mais visitado da cidade.

Presenças

Acompanharam a entrega, também o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o vereador Sidnei Toaldo; o diretor de Infraestrutura e Suprimentos Senac-PR, Sidnei Lopes; o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sexto; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria, José Roberto Roloff; e o gerente do Café Escola Senac, Gilberto Pereira Dias.