Grande Curitiba

Antes da volta às aulas, professores comemoram assinatura do termo de posse

12 de julho de 2021 às 16:33
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Entre os preparativos para a volta das atividades presenciais no formato híbrido de ensino, em 19 de julho, a Prefeitura de Curitiba deu posse a 20 professores de Docência I aprovados em concurso público. Eles assinaram os termos de posse nesta segunda-feira (12/7), no Núcleo de Gestão de Pessoal da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, no Edifício Delta, no bairro Alto da Glória.

Para garantir o atendimento de forma segura para todos os servidores, foram adotadas medidas de segurança sanitária devido à pandemia pela covid-19.

A professora Maria Cristina Vareiro Machado, uma das primeiras a assinar o termo de posse na Secretaria Municipal da Educação, está cheia de expectativas para o início do trabalho.

“Estou contente, estava esperando ser chamada há tempos, tivemos a pandemia, tomara que tudo comece logo a voltar ao normal”, disse Maria Cristina.

Ela já trabalhou nas redes particular e na rede pública municipal de Almirante Tamandaré. “Para mim é um grande alívio este momento, não vejo a hora de começar”, disse.

Convocações

Maria Cristina faz parte de um grupo de 176 professores convocados para assinar o termo de posse até a próxima quinta-feira (15/7). Dentre eles, estão 110 candidatos ao cargo de profissional do magistério (docência I), inscritos no edital de 2016. Todos os professores de docência I ocuparão vagas no período da tarde.

Também foram convocados 66 candidatos para docência II nas áreas de língua portuguesa, educação artística, geografia e educação física, do concurso de 2019.

Também serão chamados participantes aprovados no PSS para a contratação de inspetores (auxiliares de serviços escolares), profissionais que têm importante papel no funcionamento das unidades. Estão convocados para posse nesta semana os dois últimos inspetores aprovados no concurso público de 2015. Nos próximos dias começam as convocações para a contratação de 175 inspetores pelo PSS.

Outras medidas

Além de ampliar o quadro de profissionais, o município realiza sanitizações nas unidades e compra equipamentos de proteção individual (EPI) e produtos como álcool em gel e tapetes sanitizantes para que a volta às aulas presenciais seja segura.

A secretária Maria Sílvia explica que as compras são feitas conforme a necessidade. “Temos nosso protocolo sanitário que traz as normas para estudantes e profissionais da educação adotarem no retorno às aulas presenciais na rede municipal. Esse documento foi elaborado por um comitê composto por 28 integrantes de diversos segmentos e validado pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde”, explica a secretária.

Entre os principais cuidados estão distanciamento social, uso de máscaras por crianças e profissionais, aferição de temperatura na entrada e limpeza dos pés em tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, além de horários escalonados para intervalo.

A ocupação máxima será de 50% da capacidade, o que varia conforme o tamanho da unidade. Por isso, cada escola e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) tem um comitê local encarregado de colocar as normas em prática.