Grande Curitiba

Araucária discute ações com SENAC e incentiva instalação de sede do serviço na cidade

Representantes do Sistema S ouviram propostas e devem avaliar a oportunidade
13 de julho de 2021 às 17:07
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Uma comitiva do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do SESC (Serviço Social do Comércio) se reuniu com profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Governo, no Salão Nobre da Prefeitura nesta semana. O encontro serviu para alinhar algumas questões para promover o desenvolvimento econômico, a empregabilidade e aumentar a geração de renda na cidade, beneficiando principalmente famílias em situação de vulnerabilidade.

Araucária debateu alguns incentivos que poderiam ser dados para a instalação da instituição no município e solicitou agendamento da carreta Escola, com cursos do serviço. A cidade tem firmado parcerias constantemente com instituições do Sistema S para promover gratuitamente formação profissional aos trabalhadores e o estreitamento de laços é uma oportunidade para bons resultados a curto e longo prazo. Ficou acordado entre os presentes que município vai elaborar um projeto em conjunto com Sistema S para retomada do desenvolvimento socioeconômico na cidade, cedendo espaços da Prefeitura para a realização de cursos no momento (alguns já estão agendados e em breve haverá divulgação sobre as inscrições).

Para a secretária municipal de Assistência Social, Leonice Lacerda, a instalação de uma unidade do Senac beneficiaria moradores da cidade em diversos âmbitos. “Podemos capacitá-los para gerar renda de modo imediato através de emprego formal ou da formalização como microempreendedor individual – sustentando-se e, à medida que crescem, podendo inclusive gerar empregos. Impactaria no público atendido pela Assistência Social, Secretaria de Trabalho e Emprego, Saúde e Educação, por isso é importante a Prefeitura pensar nesse tipo de incentivo para atrair parceiros importantes e com reputação reconhecida em nível nacional”, valoriza.

Na reunião, foi apresentado o potencial econômico, industrial e comercial da cidade – considerando os investimentos em inovação e desenvolvimento; foi abordada a região estratégica em que o município encontra-se facilitando a logística e também questões ambientais relevantes, que favorecem a valorização local.

Visitantes

Participaram do encontro o Diretor Regional do Senac/PR, Rodrigo Rosalem; o diretor regional do Sesc/PR, Emerson Sextos; a Gerente Executiva da Unidade do Senac CTBA/Portão, Angela D Agostin Borges; e Técnica de Relações com Mercado do Senac, Leiliane Skrobot.