Grande Curitiba

“Fico muito aliviada de ter por mais três meses o auxílio alimentar”, afirma beneficiada

14 de julho de 2021 às 16:47
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A aposentada Maria Inês Ferreira, 62 anos, se desdobra para sustentar os dois filhos adolescentes de 15 e 17 anos. “Não está sendo fácil pagar todas as despesas e minha maior preocupação é ter comida para os meus filhos. Os preços estão aumentando todo mês e comprar em supermercado está cada vez mais difícil”, conta ela.

Desde abril, no entanto, Maria Inês e outros 92,1 mil curitibanos estão conseguindo reduzir os gastos com refeições graças ao Auxílio Alimentar de Curitiba. Mensalmente, famílias carentes cadastradas pela Prefeitura recebem um crédito de R$ 70 para compras de gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza nos Armazéns da Família.

“Que bom que a Prefeitura prorrogou. Fico muito aliviada de ter por mais três meses o auxílio alimentar e continuar a comprar no Armazém da Família. Já recebi as três primeiras parcelas e por mais três meses teremos ajuda pra continuar colocando a comida na nossa mesa”, comemora Maria Inês, que mora no bairro Sítio Cercado.

Mobilização

O Auxílio Alimentar de Curitiba é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria Municipal de Finanças.

Atualmente, 29,3 mil famílias já estão cadastradas nos Armazéns da Família para receber o auxílio, mas o benefício pode ser liberado para um total de 35 mil famílias.

Têm direito a receber o crédito famílias vulneráveis inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Prefeitura (confira os endereços).

“Caso haja famílias que ainda não fazem parte do CadÚnico, mas perderam renda devido à pandemia, elas devem procurar o Cras da sua região para se inscrever e ter acesso ao auxílio alimentar”, reforça o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.

Grupos

Para evitar aglomerações nos Armazéns da Família, famílias aptas a receber o Auxílio Alimentar foram divididas em grupos que semanalmente devem procurar qualquer unidade a partir de datas específicas.

Os grupos 1, 2, 3 e 4 tiveram liberadas a terceira parcela e já podem fazer compras nos Armazéns. Famílias que integram o grupo 5 podem ir às unidades da Prefeitura a partir da próxima terça-feira (20/7).

A quarta parcela estará disponível para o grupo 1 a partir do dia 27 de julho.

Todos as famílias aptas a receber o auxílio alimentar já foram informadas das datas de liberação do crédito por grupo.

As compras podem ser feitas em qualquer uma das 34 unidades dos Armazéns da Família (confira os endereços), que comercializam cerca de 350 itens entre gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza. Os produtos são, em média, 30% mais baratos que nos supermercados.