Grande Curitiba

Chegada do asfalto acaba com espera de 36 anos no Lamenha Pequena

15 de julho de 2021 às 19:02
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – O dia 15 de julho deste ano vai ficar marcado como uma data histórica para os moradores da Rua Soledade Regina Sanzovo Mourão, no bairro Lamenha Pequena.

A data marca o início dos trabalhos para a implantação de asfalto em toda a extensão da via, ao longo de 1.803 metros. A ação faz parte do programa Asfalto no Saibro, que na Regional Santa Felicidade já chegou a 27 ruas, somando 5,6 km.

“Soledade não vai mais ser sinônimo de solidão e dará adeus ao pó e a lama”, disse o prefeito Rafael Greca, no final da manhã desta quinta-feira, ao lançar o início dos trabalhos. Ele estava acompanhado do secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues, e da administradora da Regional Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.

Infraestrutura completa

Antes de aplicar a camada de asfalto, as equipes fazem a implantação de toda a infraestrutura de drenagem – com a construção de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meios-fios – e de pavimento asfáltico.

“Faz 36 anos que os moradores estão esperando este benefício e hoje nós viemos aqui para dar início aos trabalhos que vão dar vida nova a esta comunidade”, disse o prefeito.

Moradores agradecem

Greca foi recebido pelos moradores da região, que vieram agradecer pela chegada do asfalto. Adriana Vieira foi cumprimentar e tirar fotos com o prefeito. “Muito bom que o prefeito tenha olhado por nós”, disse.

O filho de Adriana, o estudante de Arquitetura e Urbanismo Cristiano Moreira, 24 anos, quis conhecer o prefeito. “Greca e Jaime Lerner são referências em urbanismo e no amor por Curitiba. Eu quero seguir este caminho também”, confessou.

O morador Cláudio de Souza também levou a filha Bruna Bonmann, 20 anos, para conhecer o prefeito. “Eu troquei mensagens com o prefeito nas redes sociais sobre o estado dessa rua. E agora que o asfalto chegou em vim aqui agradecer”, disse a jovem.

Espera de 36 anos

Quem também vibrou com a chegada do asfalto foi Darci Lima Maciel, que mora há 36 anos na região. “Quando em cheguei aqui, esta rua era um carreiro cheio de mato em volta. Carro não podia descer em dia de chuva porque não conseguia subir”, contou.

De acordo com Darci, a casa dele foi a terceira a ser construída na região. O final da rua era usado como uma espécie de invernada para burros que trabalhavam nas lavouras das fazendas da região. “Agora será vida nova para todos nós”, prevê.

Vizinho de Darci, o descendente de árabes Saint Clair Colimo disse que gosta muito da paz e a tranquilidade da região. “A gente está dentro de Curitiba, mas parece que vivemos em chácaras. O único problema aqui era a rua, que agora vai deixar de ser problema”, comemorou.

Dias melhores

Outro morador que está animado com as obras na Rua Soledade Regina Sanzovo Mourão é o Elzio Nascimento Rosa. Com 60 anos, Elzio é cadeirante desde os 26 anos, sequela de um acidente automobilístico.

“É duro andar de cadeira de rodas aqui. Tem que desviar das pedras. Já cheguei a cair da cadeira. Com o asfalto vai ficar bem melhor para se locomover”, acredita.

Mais asfalto

O programa Asfalto no Saibro também está executando a pavimentação definitiva da Rua Odin de Oliveira Pacheco, numa extensão de 488 metros.

Na quinta fase do programa, mais oito ruas da região foram contempladas com asfalto. A Regional Santa Felicidade engloba os bairros Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Cascatinha, Campo Comprido (Norte), Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre.

Ruas que terão asfalto

– Rua Ângelo Domingos Durigan, trecho de 221 metros entre o antipó existente e a Rua Ângelo Muraro (São João);
– Rua Amália Túlio Costa, trecho de 204 metros entre o pavimento existente e o final da rua (Santa Felicidade);
– Rua Antônio Batista Valle, trecho de 25 metros no final da rua (São João);
– Rua Savona, trecho de 31 metros entre o pavimento existente e o final da rua (São João);
– Rua Antônio de Paula França, trecho de 230 metros entre a Rua Walfrido Ferreira de Andrade e o final da rua (Cascatinha);
– Rua Frederico Menegusso, trecho de 416 metros entre a Rua Doutor Leão Mocellin e o final da rua (Santa Felicidade);
– Rua Vicenza, trecho de 52 metros de extensão da rua (Santa Felicidade);
– Rua Venâncio Trevisan Netto, trecho de 58 metros entre a Rua João Menegusso e o final da rua (Santa Felicidade).