Grande Curitiba

Futuros guardas municipais aprendem a combater incêndios

19 de julho de 2021 às 15:59
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba ministrou na última semana a instrução prática de combate a incêndios aos alunos da 29ª turma de novos guardas municipais de Curitiba. A matéria faz parte do curso de formação da Guarda Municipal, coordenado pelo centro de formação e desenvolvimento profissional da corporação.

“Neste curso é ensinada a correta técnica de utilização de extintores e mangueiras contra incêndio e principalmente como combater o fogo com a maior segurança possível, já que neste tipo de acidente a Guarda Municipal pode auxiliar o Corpo de Bombeiros”, afirmou o coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil, Nelson Ribeiro.

Além da prevenção e combate a incêndios, a Defesa Civil de Curitiba também ministra no Curso de Formação Técnico Profissional de Guarda Municipal a matéria de primeiros-socorros. Nesta disciplina, os futuros guardas aprendem como agir nas mais diversas situações, como mal súbitos, afogamento ou como fazer um curativo.

“O guarda municipal está sempre em contato direto com a população e é uma referência para socorro e apoio, não apenas ocorrências de segurança pública. Esses princípios e noções repassados ao longo do curso permitem que o profissional preste um suporte básico até a chegada da ambulância ou dos bombeiros”, concluiu o inspetor Ribeiro.