Grande Curitiba

Do Tatuquara ao Sítio Cercado, prefeitura revitaliza hortas antigas

20 de julho de 2021 às 11:06
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Desde 2017, Curitiba ganhou 39 novas hortas urbanas de um total de 100 espaços hoje com apoio da Prefeitura. Além das áreas de plantio inéditas, nove locais antigos foram revitalizados pela gestão do prefeito Rafael Greca. São hortas urbanas requalificadas que ocupam 39,8 mil metros quadrados e beneficiam diretamente 255 famílias dos bairros Tatuquara e Sítio Cercado.

Orgulhosa de seu canteiro repleto de mudas de alface, salsinha, cebolinha verde e couve, a diarista Helena Cristina de Oliveira, 37 anos, já plantava no antigo espaço da Horta Urbana Monteiro Lobato, que foi transferida em 2019 para um novo terreno no Tatuquara. “Toda semana levo bacias cheias de verduras da nossa horta”, conta ela, que mora com o marido e três filhos.

Segundo Helena, o cultivo na Monteiro Lobato faz bem a mente, ao corpo e ao bolso. “Aqui é um local onde posso relaxar, fico mexendo com a terra. Além disso, economizo com os gastos de verduras e tenho sempre comida saudável para todos lá em casa”, afirma a diarista.

Líder comunitário do bairro e um dos produtores da Monteiro Lobato, o autônomo Azevedo Pereira Pardinho, 49 anos, afirma que o cultivo das hortaliças ajuda a melhorar a qualidade da alimentação das famílias. “Muitos são idosos aposentados, que têm poucos recursos”, relata ele, que planta em seus canteiros pés de alface, rúcula e mostarda.

Cerca, terra e contenções

Mesmo com a pandemia, a Prefeitura não deixou de revitalizar espaços de cultivo já existentes na capital. Em 2020, as hortas urbanas Santa Cecília I e Paraná I, também no Tatuquara, receberam melhorias como recuperação de cercas, troca da terra, adubo e calcário e substituição de contenções de canteiros em declives.

Souza garante que, além dele e da família poderem consumir alimentos frescos, o plantio na Santa Cecília I lhe traz outros benefícios. “A gente faz amizade e também eu me sinto mais jovem, pois eu vim da roça, lá de Barbosa Ferraz, no Noroeste do estado”, recorda ele.

Um entusiasta das hortas urbanas e do consumo de comida de verdade, o secretário municipal de segurança alimentar e nutricional, Luiz Gusi, lembra que as hortas urbanas são uma prioridade da gestão do prefeito Rafael Greca.

“A ideia de uma cidade que se abre para a natureza, que cultiva a terra e consome comida de verdade é um projeto completo de sustentabilidade. Isso é inovação. A agricultura urbana é inovação”, justifica Gusi.

Ele destaca ainda que a Prefeitura, pelo Programa de Agricultura Urbana, além de ajudar na revitalização de hortas da cidade e incentivar a abertura de novas, é responsável pela assistência técnica, apoio organizacional das comunidades e, inicialmente, fornecimento de mudas e insumos usados nos espaços.

“Vários terrenos improdutivos, repletos de entulhos, foram transformados, numa ação conjunta do poder público, comunidade e parceiros institucionais como Rumo, Eletrosul e Copel, em áreas de cultivo de alimentos saudáveis”, complementa o secretário.

Programa

Hoje, o município dá apoio através do Programa de Agricultura Urbana da SMSAN a 100 hortas urbanas que ocupam um total de 157,5 mil metros quadrados, entre espaços comunitários, em escolas e institucionais (em casas de idosos e de apoio a dependentes, por exemplo). São 5,7 mil produtores participando diretamente do plantio e 17,9 mil pessoas sendo beneficiadas com os alimentos.

As hortas se espalham em bairros como Rebouças, Portão, CIC, Cajuru, Pinheirinho, Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Uberaba, Guaíra, Fazendinha, Campo do Santana e Tatuquara.

Revitalizações 2019

  • Horta Urbana Paraná II
  • Horta Urbana Paraná III
  • Horta Urbana Santa Rita I
  • Horta Urbana Santa Rita II
  • Horta Urbana Santa Cecília II
  • Horta Urbana Sambaqui
  • Horta Urbana Monteiro Lobato

Revitalizações 2020

  • Horta Urbana Paraná I
  • Horta Urbana Santa Cecília I