Grande Curitiba

Inscritos da Cohab assinam contratos de imóveis com condições especiais

20 de julho de 2021 às 18:28
(Foto: Rafael Silva)

COM ASSESSORIAS – Mais inscritos no cadastro da Companhia de Habitação Popular de Curitiba garantiram o acesso à casa própria por meio do programa habitacional do município. Entre os dias 13 e 16 de julho, sete inscritos compareceram à sede da Companhia para assinar os contratos de aquisição de apartamentos no Residencial New Faivre, empreendimento de 162 unidades que está em obras no Centro.

Nos últimos quatro anos, mais de 2 mil famílias receberam as chaves de suas novas moradias por intermédio da Cohab Curitiba.

“No primeiro mandato vivemos um cenário de escassez de investimentos federais em habitação e mesmo assim criamos soluções para a demanda por moradia. Agora com projetos selecionados para receber recursos federais a produção tende a aumentar”, destaca o prefeito Rafael Greca.

Entre os contemplados no New Faivre, o auxiliar administrativo Danillo Ramos da Silva, de 32 anos, está comemorando a conquista. “Logo que tomei conhecimento da convocação para o empreendimento gostei muito, porque fica próximo ao local onde trabalho. Depois, conheci melhor a planta e os diferenciais do apartamento, percebi que é um projeto muito inovador e também um bom investimento”, afirmou Danillo, que elogiou a estrutura de escritórios compartilhados e o espaço reservado para entregas.

Na fila da Cohab desde que veio morar em Curitiba, em 2013, Danillo já havia sido convocado para diferentes empreendimentos em outras oportunidades, mas desta vez todas as condições corresponderam às suas necessidades. “O valor se encaixou no meu orçamento e a oportunidade veio no momento certo. Além disso, o contato da Cohab foi facilitado e ágil e isso ajudou bastante. Agora terei meu primeiro imóvel próprio!”, destaca.

Vantagens

O Residencial New Faivre está sendo oferecido para inscritos com renda superior a R$ 1,6 mil. Os inscritos da Cohab receberam condições especiais de aquisição, em relação às unidades comercializadas no mercado. Os valores para os inscritos contaram com descontos de até R$ 40 mil em cada apartamento.

Além do preço menor, quem tem inscrição na Cohab recebeu isenção dos valores referentes a impostos e documentação. Os contemplados que assinaram os contratos de aquisição não precisarão pagar o Registro de Imóveis, nem o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o que gera uma significativa economia para as famílias.

Os inscritos também tiveram a possibilidade de parcelar o valor da entrada, utilizar o FGTS para quitar o imóvel ou como entrada e desta forma diminuir o valor das prestações. O financiamento pode ser feito em até 30 anos, desde que a idade do comprador não ultrapasse 80 anos no fim do contrato.

Incentivos

Por meio das parcerias com a iniciativa privada, a Cohab tem possibilitado às empresas parceiras a construção de moradias com valores menores, o que torna viável a aquisição pelos inscritos na fila da casa própria.

“Oferecemos benefícios fiscais e incentivos urbanísticos para as empresas parceiras, que desta forma conseguem produzir maior quantidade de unidades em um mesmo terreno. As parcerias tornam possíveis as execuções de empreendimentos de interesse social que atendem o público da Cohab”, salienta o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Entre os benefícios fiscais oferecidos para as empresas construtoras estão a isenção de ITBI para a transferência da área em que será construído o empreendimento, isenção de IPTU durante o período de obra e isenção de ISS da execução da obra.

Também foi estabelecido um decreto municipal reservando áreas da cidade nas quais, em parceria com a Cohab, o empreendimento pode receber incentivos urbanísticos que permitem um adensamento maior dos conjuntos, por se tratar de Habitação de Interesse Social.

“Sem a parceria com a Cohab, a construtora conseguiria erguer em um terreno um determinado número de moradias. Ao assinar a parceria, com os incentivos recebidos, a empresa passa a poder construir um número significativamente maior de unidades no mesmo terreno. Desta forma ampliamos a quantidade e reduzimos os valores, proporcionando o acesso da população à casa própria”, explica Lupion.