Grande Curitiba

Fala Curitiba: votação para escolha das prioridades começa na segunda

22 de julho de 2021 às 16:02
(Foto: levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A partir das 8 horas de segunda-feira (26/7), o curitibano está convidado a participar da votação para escolher as 100 prioridades que a Prefeitura de Curitiba incluirá na Lei Orçamentária Anual (LOA) para execução em 2022. A escolha faz parte do Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba.

Cada cidadão poderá escolher de uma até cinco prioridades por regional. Com isso, quem quiser, poderá votar em até 50 das 300 possibilidades definidas para toda a cidade. Elas fazem parte das milhares de sugestões feitas pelos 22,6 mil curitibanos que participaram da etapa anterior. Mesmo aqueles que não apresentaram as suas sugestões antes, poderão participar nesta nova fase.

Considerando a participação recorde da população até aqui, a expectativa da equipe técnica do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), responsável pela coordenação do Fala Curitiba, é que a nova fase deva atrair milhares de curitibanos.

“Este é um ano muito especial para nós, pois, a pedido do prefeito Rafael Greca, em vez de cinco prioridades por regional, teremos dez. Todas elas entrarão na LOA e serão executadas em 2022”, comemora o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.

A equipe do Imap que coordena o programa defende que quanto mais gente participa, melhor é. “Assim, vamos construindo a lei orçamentária capaz de refletir as expectativas dos cidadãos. Queremos que esta adesão seja maior a cada ano, que o curitibano entenda que participar do Fala Curitiba é ajudar a planejar o que vamos fazer num futuro próximo”, completa Matschinske.

Como votar

Os interessados poderão votar pela internet, acessando o site do Fala Curitiba e também poderão responder as fichas em papel que serão distribuídas pelas administrações regionais.

A votação pela internet segue até meia-noite do dia 8 de agosto. Quem preferir a votação pelo formulário, deve entregar a folha preenchida até o dia 1º de agosto.

Quem votar pela internet, deverá escolher primeiramente de uma a cinco opções para a regional do bairro onde mora. Assim, poderá escolher as prioridades mais próximas do seu bairro, do seu entorno. O sistema não permite a votação em uma sexta prioridade.

Depois, se quiser, o curitibano pode votar nas prioridades para outras regionais. “Ele poderá votar na regional onde trabalha, aquela que ele frequenta e pode participar escolhendo para todas as regionais de Curitiba”, explica a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Cristina dos Santos.

LOA, PPA e LDO

Desde 2017, o programa Fala Curitiba abre espaço para que a população possa ajudar a construir a LOA para o ano seguinte. Antes da Lei Orçamentária Anual, o cidadão participa também da preparação do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), etapas que foram realizadas no primeiro semestre do ano.

As 300 alternativas em votação para a LOA a partir do dia 26 de julho são resultado das etapas anteriores. Elas foram definidas a partir da análise de 95,7 mil demandas apresentadas. Todas elas foram lidas e verificadas pela equipe formada por 90 servidores da Diretoria de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, das administrações regionais e da equipe técnica das secretarias e órgãos que está envolvida com o projeto.

A análise de cada pedido consistiu na avaliação da competência do Município para o atendimento (se é uma demanda que cabe à Prefeitura de Curitiba), sua viabilidade legal, técnica e financeira.

As respostas para as demandas que não entraram na votação final serão disponibilizadas no site do Fala Curitiba e em edital fixado nas Ruas da Cidadania. Os cidadãos interessados poderão fazer a consulta.