Grande Curitiba

Inscrições para pré-conferências da Assistência Social terminam na sexta

22 de julho de 2021 às 15:58
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – Estão abertas até esta sexta-feira (23/7) as inscrições para quem quiser participar dos encontros preparatórios da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Curitiba 2021, que será realizada em agosto.

As pré-conferências serão promovidas na modalidade on-line e têm o objetivo de sensibilizar os participantes sobre temas a serem debatidos durante a conferência municipal.

Nos encontros preparatórios, que serão realizados de entre os próximos dias 2 e 13, serão escolhidos delegados que irão discutir, avaliar e definir políticas públicas e diretrizes voltadas para a assistência social no evento principal.

As inscrições devem ser feitas por este link. Os inscritos poderão concorrer a uma vaga como delegado ou suplente nas categorias Governamental e Sociedade Civil. Esta última engloba três segmentos, que são trabalhadores e usuários do Sistema Único da Assistência Social (Suas), além de organizações que atuam na área da assistência social e estão inscritas no CMAS.

Em todas as regionais da cidade, a FAS oferecerá espaços com computadores e internet que poderão ser usados pelas pessoas irão participar das pré-conferências, mas não têm acesso a esses dispositivos.

Eixos de debate

As pré-conferências terão cinco eixos de debates, sendo que cada um deles será tratado a cada duas regionais.

Regionais Tatuquara (2/8) e Cajuru (9/8)

Eixo 1 – tema: a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

Regionais Pinheirinho (3/8) e Boa Vista (10/8)

Eixo 2 – tema: o financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Regionais Bairro Novo (4/8) e Santa Felicidade (11/8)

Eixo 3 – tema: o controle social, o lugar da sociedade civil no Suas e a importância da participação dos usuários.

Regionais Boqueirão (5/8) e CIC (12/8)

Eixo 4 – tema: a gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

Regionais Portão (6/8) e Matriz (13/8)

Eixo 5 – Atuação do Suas em situações de calamidade pública e emergências.