Grande Curitiba

Escolas e CMEIs estão prontos para a volta das atividades presenciais

29 de julho de 2021 às 16:44
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Na próxima segunda-feira (2/8), todas as 415 unidades (185 escolas e 230 Centros Municipais de Educação Infantil) da rede municipal retomarão a oferta do ensino híbrido, com aulas presenciais somadas às videoaulas da TV Escola Curitiba. O atendimento dos estudantes será escalonado.

Com a pandemia da covid-19, as famílias optaram pelas opções de ensino híbrido ou o exclusivamente remoto (videoaulas + kits pedagógicos individuais). Sessenta e cinco por cento das famílias escolheram o híbrido, e os 35% restantes, o remoto. As famílias também podem mudar de formato escolhido nos próximos meses, para isso é necessário comunicar a direção da unidade.

Volta segura

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que todas as unidades estão equipadas para receber as crianças e estudantes. Estão disponíveis tapetes sanitizantes, termômetros, totens de álcool em gel 70%, face shields para os profissionais e máscaras. As escolas e os CMEIs já passaram por serviços de sanitização.

“Seremos prudentes e cautelosos para garantir uma volta às aulas mais segura. Vamos monitorar a situação em todas as unidades e seguir as normas do nosso protocolo sanitário à risca. Enquanto durar a pandemia, a escolha continua sendo das famílias, que decidem se a criança vai frequentar a unidade presencialmente ou não”, pontua a secretária.

A TV Escola Curitiba segue com os conteúdos na tevê aberta e no canal do YouTube. Os canais são o 4.2 (Rede Massa), 9.2 (Paraná Turismo) e 16.4 (TV Evangelizar).

No último dia 19, cerca de sete mil crianças e estudantes do programa Leia+ voltaram a 50 escolas municipais e 50 CMEIs. O programa é voltado a crianças com maior necessidade de mediação pedagógica presencial. Essas cem unidades estão sendo monitoradas pela Educação.

Escalonamento

No dia 2 de agosto, voltam às atividades presenciais os alunos do 4º, 5º, 8º e 9º anos. A partir de 16 de agosto, retornam os estudantes do 1º ao 3º e do 6º e 7º.

“Sempre será respeitado o limite de até 50% da ocupação previsto no protocolo, porém, como o retorno está escalonado por ciclos, a ocupação média ficará bem abaixo desse número”, frisa a secretária.

Na Educação infantil, de 2 a 13 de agosto, voltam às unidades as crianças dos prés I e II e único, bem como as do Maternal II. E a partir de 16 de agosto podem voltar ao presencial (no formato híbrido) os berçários e as turmas de Maternal I.

Preparativos

A diretora da Escola Municipal Professor Brandão, Ednéia Aparecida Dias, conta que a limpeza e organização já começaram na última segunda-feira (26/7). A escola recebeu uma faxina caprichada.

“Higienizamos todas as carteiras, cadeiras, os ambientes. A quadra está sendo lavada”, disse. “E, apesar do frio, as janelas das salas de aula ficarão sempre abertas, para ventilar os ambientes”, reforçou Ednéia.

Na segunda-feira, cerca de 85 dos 457 estudantes da unidade irão à escola presencialmente.

Entre eles estará a Valentina, 5 anos, do Pré II. O pai da menina, Arlei Kulik, que é sommelier, disse que a filha sente falta de socializar com outras crianças.

“Claro que todos temos medo do coronavírus, eu inclusive tive covid em março, sei o que é essa doença. Mas a escola está preparada, com os cuidados necessários, e acredito que aqui ela vai prestar mais atenção, vai focar mais”, disse Arlei.

Já Alexandra de Araújo, mãe do Gael, matriculado no CMEI Centro Cívico, decidiu que vai continuar no remoto.

“Ele se adaptou bem às videoaulas, mas neste momento prefiro aguardar. Ele teve um desenvolvimento muito grande acompanhando as videoaulas e as atividades pedagógicas”, disse a mãe.

Segurança

Para garantir um retorno seguro e dentro do Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais, a Secretaria Municipal da Educação equipou todas as unidades com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e itens de limpeza. Escolas e CMEIs também receberam serviços de sanitização com amônia quaternária, para eliminar fungos, vírus e bactérias.

Já foram investidos mais de R$ 2 milhões em itens de prevenção ao coronavírus, desde o início da pandemia. E mais aquisições serão feitas conforme a necessidade.

Toda unidade tem um comitê local para organizar e monitorar a nova rotina. O protocolo foi construído a partir dos estudos e planejamento de um comitê composto por membros de diversos segmentos e validado pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde.

O documento prevê uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as carteiras de 1,5 metro, horários alternados de intervalo, uso de álcool gel, tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, aferição de temperatura, entre outros.

A ocupação máxima será de até 50% da capacidade, o que varia conforme o tamanho da escola.

Em caso positivo de covid-19, deve ser feito o isolamento do grupo, que acompanhará somente videoaulas. As decisões referentes a isolamento e/ou fechamento de turmas ou de uma escola depende da avaliação do comitê local da unidade em conjunto com o distrito sanitário.

Principais cuidados:

– Uso obrigatório de máscara para profissionais e estudantes

– Totens e frascos de álcool gel disponíveis

– Horários de entrada, saída, refeições e intervalos escalonados para evitar aglomerações

– Interdição de bebedouros coletivos

– Distanciamento social de 1,5 metro

– Desinfecção de mobiliário e materiais em geral com álcool 70%