Grande Curitiba

Mesmo on-line, reunião mensal do IPMC se consolida entre aposentados

6 de agosto de 2021 às 16:06
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os aposentados da Prefeitura de Curitiba têm encontrado um espaço para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a nova fase de vida – a aposentadoria. As reuniões preparadas pela equipe do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) no formato on-line são mensais e são convidados aqueles que se aposentam no mês.

“Mas se quiserem, vocês podem participar da reunião do mês que vem. É só avisar a gente que nós mandamos o convite”, disse a gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, durante a reunião desta quinta-feira (5/8), a uma servidora aposentada que chegou na reunião remota quando ela já havia começado.

O modelo de reuniões para novos aposentados adotado desde o início do ano, por causa da pandemia, já se consolidou como um importante canal de comunicação entre o regime próprio de previdência e os servidores aposentados. Antes da pandemia, os encontros eram presenciais. Na reunião de agosto, mais de 50 pessoas estavam reunidas na frente da tela do computador ou celular.

“A cada nova reunião, mais e mais servidores comparecem. Para alguns, é bem importante, pois eles vencem os bloqueios em relação ao uso de plataformas de reuniões nesse formato. Para nós, esse contato é fundamental, pois vamos nos relacionar com o servidor que se aposenta por muitos e muitos anos”, analisa Daniélle, que apresenta, durante a reunião, uma série de informações úteis.

Na conversa deste mês, realizada pela plataforma Zoom, a gerente de relacionamento do IPMC explicou como os beneficiários vão acessar o contracheque através do site do IPMC, que é diferente do Portal do Servidor.

Ela ressaltou a importância da portaria que oficializa a aposentadoria dos servidores, e explicou que o IPMC encaminhou por e-mail um passo a passo que funciona como guia para acesso ao documento.

Enquanto a reunião era realizada, foi enviado por e-mail o certificado de agradecimento aos servidores pelos anos de dedicação ao município. Quem preferir, pode receber o certificado impresso pelos Correios em sua casa. Basta solicitar ao atendimento do IPMC por telefone (3350.3660 ou 3350.3661) ou por e-mail ([email protected]).

Daniélle também alertou que até a liberação do primeiro contracheque, os beneficiários ficam sem acesso ao Cartão Qualidade, pois ele passa por ajustes no primeiro mês da aposentadoria. Do segundo mês em diante, o cartão poderá ser usado normalmente.

Nova fase

O diretor de Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, participou da reunião para agradecer os servidores pelos anos de dedicação à cidade de Curitiba, e salientou que o município é construído com o trabalho dos servidores.

“O comportamento de vocês influenciou o comportamento da nossa cidade, da mesma forma que o comportamento de um pai influencia as atitudes de um filho. Então, se hoje Curitiba é uma cidade modelo, é porque vocês construíram isso”, destacou o diretor.

A servidora da Educação, Jacqueline de Fátima Maciel, foi uma das mais de 50 pessoas que participaram da videoconferência. Ela declarou que o novo momento é desafiador. “Me sinto até desempregada”, brincou. A gerente de relacionamento fez questão de lembrá-la: “você está aposentada, não desempregada”.

“Cuidem da saúde”

Pizzatto também usou o momento para pedir que os novos aposentados cuidem da saúde. Essa etapa da vida é uma oportunidade para descobrir novos passatempos, desafios, viajar e ficar cercado das pessoas que ama. “Como vocês vão viajar e carregar as malas por aí, pegar os netos no colo e caminhar pela cidade se não tiverem saúde?”, perguntou Pizzatto. Ele recomendou que os servidores façam check-ups e exames anuais.

Uma opção para os novos aposentados é aproveitar o Prevencor, programa do ICS, o plano de saúde dos servidores, que oferece exames de rotina gratuitos no mês do aniversário dos beneficiários acima de 45 anos. O diretor alertou também que as visitas ao consultório médico devem ser frequentes para identificar e tratar doenças crônicas em fase inicial.