Grande Curitiba

1º lugar geral da UFPR, calouro de medicina planeja trabalhar no SUS: ‘Não menosprezar o contexto que me trouxe até aqui’

Gustavo Schick, de 18 anos, teve o melhor resultado entre os aprovados no vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná; lista de aprovados foi divulgada nesta terça-feira (31)
1 de setembro de 2021 às 09:15
Gustavo Schick, de 18 anos, teve o melhor resultado entre os aprovados no vestibular da UFPR. (Foto: Gustavo Schick/arquivo pessoal)

A tarde desta terça-feira (31) vai ficar marcada na memória de 5.383 estudantes que tiveram os nomes na lista de aprovados do vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na disputa pelas vagas nos 128 cursos de graduação, o melhor resultado foi o de Gustavo Schick, de 18 anos, agora calouro de medicina e primeiro lugar da classificação geral.

A pandemia da Covid-19, que fez com que a edição do vestibular fosse realizada em fase única, e a prova adiada três vezes, também dificultou a preparação de muitos estudantes.

Gustavo comentou que se dedicou muito para chegar à aprovação, e que teve a sorte e o privilégio de a família ter tido condições de incentivá-lo na preparação para a prova.

Ele destacou as dificuldades enfrentadas por outros alunos, por causa da desigualdade, e contou que deseja ajudar a sociedade com o futuro trabalho como médico.

“A missão, em primeiro lugar, é não menosprezar o contexto que me trouxe até aqui. Muita gente me fala parabéns, mas eu pude ter a oportunidade de estudar, que eu sei que nem todos têm. Vou estar em uma universidade federal pública, então, nada mais justo do que servir ao povo, trabalhar no SUS”, disse.

Durante os estudos para prestar o vestibular, em 2020, o estudante deixou Curitiba, onde fazia cursinho, e voltou para a casa da família, que mora em Canoinhas, Santa Catarina.

Foi com a companhia dos familiares que ele concluiu a fase preparatória e onde conferiu o resultado da aprovação.

Schick comentou que soube do resultado por um amigo, pelo telefone. Minutos depois, ele recebeu uma ligação do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, dando os parabéns.

O estudante conta que ter o melhor resultado entre todos os vestibulandos da UFPR era uma “meta inalcançável”, que ele se comprometeu a conseguir.

“Eu já tinha chegado até a segunda fase da federal e não passei. Então, fiz um compromisso comigo mesmo de que eu iria estudar para passar, mas não só passar, eu queria ser o primeiro. Me comprometi a isso”, comentou.

A lista com os nomes dos aprovados no vestibular 2020/2021 da UFPR foi publicada no site do Núcleo de Concursos e no aplicativo +UFPR. De acordo com a universidade, mais de 39 mil pessoas se inscreveram para o vestibular.

Classificação geral UFPR – 2020/2021:

  1. Gustavo Schick – Medicina
  2. Maria Eduarda da Veiga Oliveira – Medicina
  3. João Lucio Uilli Ortiz – Medicina
  4. Thalis Vasconcellos de Aguiar – Medicina
  5. Gabriela Cristine Bueno Krast – Medicina

O resultado, que inicialmente seria divulgado em 9 de setembro, foi antecipado para que os alunos tivessem tempo de realizar todos os trâmites de matrícula, segundo a UFPR. As aulas vão começar no dia 20 de setembro.

Por causa das restrições diante da pandemia, nesta edição não houve o banho de lama com a comemoração presencial dos aprovados, evento tido como tradição em edições anteriores.

A universidade fez uma transmissão pelo canal no YouTube, que contou com um “banho de lama virtual” e pronunciamento do reitor.

Provas

O vestibular da UFPR foi realizado em etapa única nesta edição, por conta da pandemia da Covid-19. As provas foram aplicadas em 18 de julho, em mais de 70 locais de prova no estado, segundo a instituição.

Dos 39 mil inscritos total, 16,5 mil faltaram à prova. A realização do vestibular chegou a ser adiada três vezes.

Fonte: G1