Fiscalização apreende sete cavalos em situação de risco no Bairro Novo

COM ASSESSORIAS – A fiscalização da Rede de Proteção Animal, com o apoio da Patrulha de Proteção Animal e da Guarda Municipal, apreendeu sete cavalos encontrados soltos e mantidos irregularmente na manhã desta quarta-feira (1/9), na Regional Bairro Novo.
Dois deles transitavam pela rodovia BR-116, no Ganchinho, e a equipe foi chamada pela concessionária Autopista Litoral Sul. Os outros cinco foram encontrados em rua do bairro Campo de Santana, após a verificação de denúncias via Central 156.
Os responsáveis pelos cavalos têm dez dias úteis para apresentação de recurso administrativo (defesa). Os animais apreendidos foram microchipados e ficarão sob a guarda da Rede de Proteção Animal até serem encaminhados para adoção responsável.
Infração
Deixar animais de grande porte soltos ou atados por corda em locais públicos de Curitiba é infração à Lei Municipal n° 14.741/2015, regulamentada pelo Decreto n° 80/2018. Tal prática resulta na apreensão dos animais e multa aos responsáveis, além de poder também ser enquadrada como maus-tratos devido aos riscos a que os animais são expostos.
Interessados em adotar esses animais de grande porte, obrigatoriamente para manutenção fora do Município de Curitiba, devem se cadastrar no site www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br e enviar e-mail para [email protected] com a comprovação de cadastro de imóvel rural regularizado junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
Desde janeiro, foram 27 apreensões de equinos por maus-tratos ou em situação irregular quanto à lei que proíbe a tração animal em Curitiba, com os animais sendo posteriormente encaminhados para adoção responsável.