Grande Curitiba

Condecorados pela Luz dos Pinhais prometem fazer ainda mais por Curitiba

22 de setembro de 2021 às 11:14
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os curitibanos, de nascimento ou adoção, agraciados com as medalhas e diplomas da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba, na terça-feira (21/9), no Memorial de Curitiba, esperam cada vez mais poder contribuir para o crescimento da cidade e bem-estar da população da capital. Muitos homenageados fizeram questão de dividir a honraria com seus colaboradores.

O procurador-geral do Paraná, Gilberto Giacóia, discursou em nome de todos os condecorados e agradeceu ao prefeito Rafael Greca pela sensibilidade de instituir a Ordem da Luz dos Pinhais como forma de reconhecer o trabalho de homens e mulheres referências em suas áreas de atuação. “São cidadãos à altura de uma Cidade de Luz, como é a nossa Curitiba, uma terra de resnascimento e resiliência”, afirmou ele.

Giacóia abriu seu discurso citando um trecho do poema “O Mundo”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, para logo em seguida dizer que a trajetória de sucesso dos homenageados precisa “incendiar” a todos de inspiração. ” O mundo é isso — revelou — Um montão de gente, um mar de fogueirinhas. Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo”, declamou.

SUS Curitibano

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, afirmou estar muito honrada com o reconhecimento dado pela cidade e fez questão de compartilhar a condecoração com todos os 10 mil servidores do SUS Curitibano. “É uma equipe de muita garra e competência que sempre cuidou dos curitibanos, em especial nestes quase dois anos de pandemia, que estamos superando graças as mais de 2,2 milhões de doses de imunização que já foram aplicadas”, disse.

Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o desembargador José Laurindo de Souza Netto também estendeu a homenagem a todos os magistrados do estado. “Estamos fazendo um esforço conjunto, de todo o Poder Judiciário, para agilizar os processos através da adoção de novas tecnologias, que garantiram os trabalhos do Judiciário mesmo no alge da pandemia”, destacou Souza Netto.

Inovação

O empresário Nelson Tanure agradeceu a Curitiba pela condecoração e disse que é uma honra investir em uma cidade tão inovadora. “Ao assumirmos o controle da Copel Telecom estamos mostrando que queremos estar em mercados, como o curitibano e o paranaense, que são referências em qualidade de vida, empreendedorismo e busca constante por excelência”, justificou.

Para o médico infectologista Clóvis Arns da Cunha, receber a medalha e o diploma da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais redobra sua missão para desenvolver pesquisas em diferentes áreas da Infectologia, incluindo novas vacinas, novos antirretrovirais, novos antibióticos e novos antifúngicos. “Esta honraria de Curitiba só reitera meu compromisso com a ciência e a saúde de população, como fizemos durante a pandemia”, salientou ele.

O empresário Carlos Beal vê na homenagem como um reconhecimento da cidade pelo trabalho contínuo dele e dos irmãos sócios em transformar a Rede de Supermercados Festval em referência no varejo do setor. “Investimos constantemente na qualificação dos nossos quatro mil colaboradores para que possamos sempre proporcionar momentos únicos em cada detalhe e encantar os nossos clientes”, explicou ele.

Missão

“Não tenho palavras para descrever como me sinto com este reconhecimento dado pelo prefeito Rafael Greca por nossa dedicação pastoral a quem mais precisa”, afirmou Dom Carmo João Rhoden, bispo emérito de Taubaté e, até junho, provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. “Mas meu trabalho filantrópico continua agora à frente da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar”, contou o religioso.

Presidente da Primeira Igreja Batista de Curitiba, o pastor Paschoal Piragine Junior estava muito emocionado por receber a medalha e o diploma da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais. “Nossa missão é servir e esta homenagem da cidade nos inspira ainda mais, pois no ministério participamos dos melhores e dos piores momentos da vida das pessoas. Essa é a grande diferença de ter algo como uma profissão ou olhar como uma vocação. Eu tenho muito orgulho de ter seguido essa vocação”, observou.