Grande Curitiba

Greca concede comenda Ordem da Luz dos Pinhais a 26 pessoas

22 de setembro de 2021 às 11:08
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca concedeu, na noite desta terça-feira (21/9), a comenda Ordem da Luz dos Pinhais para 26 pessoas, em cerimônia realizada no Memorial de Curitiba. Criada em 2018, trata-se da máxima honraria municipal e representa o reconhecimento tanto de quem atua pelo desenvolvimento da capital quanto de quem trabalha pela promoção do bem comum em geral.

A relação de homenageados este ano está fortemente marcada pela atuação de diversos profissionais durante a pandemia de covid-19.

Veja aqui quem são os contemplados 

A medalha símbolo da comenda foi entregue a 22 homenageados – os demais a receberão posteriormente –, em evento que respeitou os protocolos de prevenção da covid-19. Os presentes mantiveram-se sentados e afastados, todos de máscara.

A medalha é inspirada na obra “Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, um dos mais importantes artistas da História do Paraná. A imagem remete ao homem vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo da Vinci.

A celebração foi no Salão Paranaguá, onde fica a Capela dos Fundadores de Curitiba, diante dos altares da primeira Igreja Matriz de Curitiba. No espaço está em cartaz a exposição “Debret 1822 – Independência do Brasil”.

O prefeito Rafael Greca acompanhou a cerimônia ao lado da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, que estava com a esposa, Paula Mocellin Slaviero.

Aniversário

O prefeito lembrou que 21 de setembro é dia do aniversário do artista paranaense do Modernismo Brasileiro, João Turin.

“Neste recinto decorado com a exposição evocativa dos 200 anos da Independência do Brasil, memória de Pedro I, nosso libertador, e diante da imagem de Debret, cronista visual do nascimento da pátria, celebramos hoje o aniversário de João Turin, mentor do Movimento Paranista, vertente paranaense daquele que, em 1922, foi nominado Modernismo Brasileiro.”

“Por isso, a cada 21 de setembro, nossa Prefeitura de Curitiba entrega as medalhas da Ordem da Luz dos Pinhais João Turin, neste memorial de Curitiba”, declarou o prefeito que lembrou que cada um dos homenageados aproxima a história da sua vida à da cidade de Curitiba.

“O cenário e o momento são para distinguir nossos homenageados como filhos da luz, membros da Ordem da Luz dos Pinhais, símbolo do bem que nós desejamos a Curitiba e ao Brasil”, afirmou.

Homenagens e música

Greca nominou os homenageados individualmente, destacando o seu papel como profissional, revelando o que cada um simboliza para a vida da cidade. Ele, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, entregaram as comendas.

Ao longo da cerimônia, de forma intercalada com a entrega da comenda aos 22 homenageados presentes, foram executados os hinos da Bandeira, da Independência, do Brasil e de Curitiba, e interpretadas modinhas e lundus, canções que eram tocadas no tempo do Império.

A interpretação coube aos integrantes do Coro da Camerata de Curitiba, aos músicos Ben Hurcionek (piano) e Zélia Brandão (flauta transversal) e aos cantores Paulo Mestre (contratenor) e Sidney Gomes (tenor)

A regente do Coro da Camerata, Mara Campos, foi uma das homenageadas da noite. Servidores de carreira, secretários, autoridades de importantes instituições de Curitiba e do Paraná, empresários, representantes da Igreja também estão entre os que receberam a comenda.

O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, falou em nome dos homenageados. Ele destacou a importância do reconhecimento de cada um, “num gesto de criatividade, inteligência e sensibilidade”. No fim da solenidade, de modo informal e sem microfone, a primeira-dama Margarita Sansone manifestou seu agradecimento e sua emoção.

Acompanharam a cerimônia de entrega das medalhas os vereadores Pier Petruzziello e Serginho do Posto, as secretárias da Educação, Maria Sílvia Bacila, e da Comunicação Social, Cinthia Amador Genguini, o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira, o presidente da Cohab, José Lupion Neto, o chefe de gabinete do prefeito, Cristiano Holtz, o assessor especial para Assuntos Políticos, Lucas Navarro de Souza, o diretor executivo do ICAC, Marino Junior, e o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó.

Clique e veja as homenagens de 2018 e 2019. A honraria foi entregue neste ano ao governador de São Paulo, João Doria .

Também receberam a homenagem a atriz Fernanda Montenegro, e a princesa da Dinamarca Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid.

Os homenageados de 2021:

Carlos Beal – Empresário

Clóvis Arns da Cunha – Médico Infectologista

Dom Carmo João Rhoden – Bispo

Gilberto Giacoia – Procurador-Geral de Justiça

Hudson Leôncio Teixeira – Comandante da PM do Paraná

Ivan Lélis Bonilha – Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado

José Laurindo de Souza Netto – Desembargador do TJ/PR

Juliano Gasparetto – Médico Intensivista

Jussara Policeno de Oliveira Carvalho – Servidora Municipal

Luiz Edson Fachin – Ministro do STF

Luiz Fernando de Souza Jamur – Secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc

Luiz Fux – Ministro do STF

Luiz Osório Moraes Panza – Vice-Presidente do TJ/PR

Luís Roberto Barroso – Ministro do STF

Mara Campos – Regente

Márcia Cecilia Huçulak – Secretária Municipal da Saúde

Marco Aurélio de George – Médico Cirurgião

Mônica Guimarães Santanna – Jornalista

Nelson Tanure – Empresário

Paschoal Piragine Júnior – Pastor

Renato Freire Casarotti – Executivo

Ricardo Almeida Ribeiro da Silva – Procurador

Teresa Arruda Alvim – Advogada e Professora

Vanessa Volpi Bellegard Palacios – Procuradora-Geral do Município

Vitor Acir Puppi Stanislawczuk – Secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento

Wagner Mesquita de Oliveira – Policial Federal e Diretor-Geral do Detran/PR