Grande Curitiba

Licenciamento ambiental será totalmente on-line em 2022

29 de setembro de 2021 às 11:16
(Foto: Ricardo Marajó / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Até o final deste ano, 95% dos serviços de licenciamento e autorizações ambientais disponíveis para a população de Curitiba poderão ser solicitados totalmente on-line. A migração, que já era prevista, acabou intensificada pela pandemia da covid-19, de acordo com a diretora de Pesquisa e Monitoramento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Erica Mielke.

“Muito além da segurança para a população e para os nossos servidores, com a disponibilização dos serviços pela internet temos economia de tempo, menos impressões em papel e redução das emissões de gases, já que poupamos uma série de deslocamentos desnecessários”, avalia.

Hoje, dos 24 serviços, 17 podem ser solicitados eletronicamente. Para saber quais são, basta acessar o site da Prefeitura de Curitiba. “A previsão é de que estaremos com todos os serviços on-line em 2022”, completa Erica.

O site conta, ainda, com uma área de Manual do Usuário para tirar dúvidas sobre o acesso. Em caso de problemas ou necessidade de atendimento presencial, há servidores disponíveis, mas deve ser feito mediante agendamento pelo agendaonline.curitiba.pr.gov.br.

Prático e rápido

Para quem utiliza o serviço, uma das maiores vantagens é a rapidez, avalia a empresária Fabiana Dian Ferreira, sócia da 3R Ambiental, empresa que presta serviços na área há 20 anos em Curitiba. “Começamos a utilizar o licenciamento on-line desde a implantação ”, diz. “Acreditamos que o tempo entre a entrada e o fim do processo tenha sido reduzido em cerca de 60%”, completa.

Além disso, para ela, ainda é mais fácil acompanhar o andamento dos pedidos. “O sistema gera as taxas e nos avisa por e-mail quando há movimentação do processo. Sem contar que não precisamos imprimir todos os documentos para protocolar”. O atendimento aos clientes também ficou mais rápido, uma vez que o sistema permite fazer os protocolos fora do horário de expediente.