Grande Curitiba

Escola municipal apresenta projeto Bosque do Futuro em evento internacional

5 de outubro de 2021 às 16:31
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia, na CIC, foi destaque nesta terça-feira (5/10) na programação da T4 Education Week – Semana Mundial da Educação, evento internacional que oferece uma plataforma para escolas e organizações educacionais compartilharem histórias de sucesso.

A professora Elizângela Carvalho apresentou o projeto Bosque do Futuro, que surgiu da iniciativa dos estudantes de dar uma relevância maior ao bosque localizado ao lado da unidade. O projeto está em fase de implementação.

A professora explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de uma área verde na unidade educacional e da pesquisa de campo realizada pelos estudantes em tempo integral sobre o bosque.

“A partir dos problemas identificados, foi desenvolvida com os estudantes a metodologia do design thinking, para elencar ideias de prototipação. Levamos em conta os pilares projetos, pensar brincando, paixão e pares”, contou Elizângela.

O processo mobilizou os estudantes e resultou na criação de uma maquete representativa para a transformação da área poluída em um bosque escolar, com áreas de preservação e conservação da biodiversidade existente, pesquisas científicas relacionadas ao meio ambiente, áreas de lazer com brinquedos rústicos, entre outras ações que conscientizem e melhorem a qualidade de vida da comunidade.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que atividades de aprendizagem criativa como essa são desenvolvidas em toda a rede municipal. “São atividades que promovem a responsabilidade social, a reflexão sobre problemas do cotidiano e o incentivo ao protagonismo dos participantes em realizar transformações na comunidade”, disse Maria Sílvia.

A mediação da apresentação desta terça-feira foi da gerente de Inovação Pedagógica da SME, Silmara Campese Cezário. “O objetivo neste evento é compartilharmos esta prática inovadora”, explicou.

“É importante acreditar no potencial dos estudantes, um local abandonado pode ser transformado em lugar de cultura e lazer”, comentou a diretora da unidade, Simone Bueno da Maia.
A T4 Education Week

Até o dia 8 de outubro, cem escolas e 20 organizações apresentarão suas experiências durante a Semana Mundial da Educação. As inscrições são gratuitas.

Saiba mais sobre o evento.

Veja a programação.