Grande Curitiba

A pedido dos moradores, praça da Vila Prado ganha nova iluminação

22 de outubro de 2021 às 11:28
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Um importante espaço de convivência dos moradores da Vila Prado, a praça na Rua Embaixador Hipólito de Araújo, no bairro Prado Velho, na Regional Matriz, ganhou novo sistema de iluminação e ficou mais segura e atrativa para as famílias da região. Novos postes e luminárias mais potentes foram instaladas pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a partir da solicitação da comunidade.

A mudança faz parte do conjunto de melhorias no sistema de iluminação feitas em 652 parques e praças, nas dez administrações regionais de Curitiba. Somente neste ano, 120 locais ficaram mais claros.

A praça da Rua Embaixador Hipólito de Araújo conta com equipamentos de recreação infantil e cancha de areia para prática esportiva e é ponto de encontro dos moradores para atividades de lazer e convívio social. No local foram implantados dois novos postes de concreto com quatro refletores com potência 400 wattz, de luz branca, voltados à iluminação da cancha e um superposte, que sustenta várias luminárias com potência de 250 watts, com luz branca, para a iluminação geral da área.

“Com os novos equipamentos oferecemos mais conforto visual e maior sensação de segurança aos frequentadores, tornando assim mais seguros os jogos e as brincadeiras noturnas”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues.

Comunidade atendida

A deficiência do sistema que iluminava o local foi notada pelos moradores da região, que solicitaram a intervenção da Prefeitura. “A revitalização do sistema de iluminação na praça atende um pedido feito pela comunidade, que desejava melhores condições de iluminação. Os novos postes implantados garantem projetores mais eficientes e um ambiente mais claro”, destaca Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação.

Melhor iluminada, a praça também valorizou a área do entorno. Trabalhadora do turno da noite, a encarregada de serviços gerais Maria Aparecida Machado de Andrade, que mora em frente à praça, comemora o fato de o caminho até o serviço ter ficado mais claro.

“Era uma escuridão só, mal caía a tarde e não se via mais nada na frente. A meninada tinha que acabar com a brincadeira e eu caminhar com muita atenção. Ficou muito bom com mais luz. Da sacada de casa tenho uma vista maravilhosa para a quadra e agora, nas noites de folga, assisto aos jogos de camarote”, conta Maria Aparecida.

Bairros iluminados

A nova iluminação faz parte de um pacote de intervenções da Prefeitura, que está tornando esses locais mais seguros em diversos bairros. Melhorias no sistema de iluminação foram implantados em 652 parques e praças, nas dez administrações regionais. Somente neste ano foram 120 locais ficaram mais claros.

Entre os espaços contemplados com novas luminárias estão a Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, cujo reforço no sistema de iluminação está em andamento. Equipes trabalham na implantação de infraestrutura subterrânea para a instalação de cinco postes ornamentais de 8 metros com luminárias LED 130 watts. Nas proximidades, do Tribunal de Contas do Paraná serão substituídas 16 luminárias AR (de alto rendimento) por LED, mais eficientes e econômicas.

Também ficaram mais atrativas e seguras a partir de novos sistemas de iluminação as praças Elias Celso Lisboa (Tarumã), Menonitas (Boqueirão), Alfredo Andersen (Bigorrilho), Soldado Vagner (Tatuquara), 19 de Dezembro (Centro), Rezala Simão (Portão) e Divina Pastora, no Mercês, entre outras.

O cidadão pode fazer solicitações para manutenção e melhorias no sistema público de iluminação em parques e praças por meio da Central 156. Para saber mais consulte aqui.