Grande Curitiba

Depois da Rota 3, formandos do Bom Negócio começam mentorias individuais

22 de outubro de 2021 às 11:21

COM ASSESSORIAS – Os 35 empreendedores de Curitiba que se formaram, na noite de quinta-feira (21/10), na turma da Rota 3 do segundo semestre de 2021 do Bom Negócio vão continuar a ter apoio do programa gratuito de capacitação da Prefeitura. A partir de agora, eles poderão participar de mentorias individualizadas com especialistas de grande expertise enquanto dão os primeiros passos para o desenvolvimento de suas micro ou pequenas empresas.

Profissionais de renome do Vale do Pinhão em áreas como gestão, recursos humanos, finanças, marketing digital e direito irão acompanhar os empreendedores no crescimento das empresas. As inscrições para as mentorias individualizadas já podem ser feitas no portal do Bom Negócio.

“Os mentores do Bom Negócio são ‘padrinhos’ oferecendo aconselhamento para os problemas do dia a dia”, explicou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, durante a abertura da formatura on-line do programa da Prefeitura.

Parceria entre a Agência Curitiba e as universidades Uninter e Fiep, a Rota 3 deste semestre foi a última etapa da capacitação gratuita que vem ocorrendo à distância por conta da pandemia. Durante o curso, os alunos puderam colocar ideias à prova e mudar a postura como gestores.

Também há as rotas EAD 1 e 2, que continuam com inscrições sempre abertas e cursos ativos no portal do programa.

Missão

O vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi, participou da formatura e afirmou que a parceria com o município está alinhada com a missão da instituição de garantir o acesso à educação a todos e, no caso dos empreendedores, através da Escola Superior de Gestão e Negócios. “Durante as aulas do Bom Negócio, os participantes puderam aprender com os professores da Uninter implantar ou ampliar as suas empresas”, frisou ele.

Responsável técnico do FabLab das Universidades Fiep, o professor Iury Teixeira de Carvalho falou na formatura em nome da instituição. “O Sistema Fiep e as Universidades Fiep estão empenhados em promover a inovação, sempre buscando abrir os olhos dos empreendedores para as novas necessidades dos consumidores, antecipando-se às tendências”, reforçou ele, que também foi professor do módulo “Startups – Um Modelo de Negócio” da Rota 3.

Durante esta etapa do curso, os empreendedores também tiveram os módulos Gestão Inovadora; Finanças e Sustentabilidade; Marketing, Tecnologia e Novos negócios; Gestão de Pessoas; Mercado, Produto, Vendas e Novo Cliente; e Criatividade e Inovação.

Mudanças

A empreendedora Yara Lúcia Garcia fez no primeiro semestre a Rota 3 do Bom Negócio e participou do evento de encerramento da última turma, compartilhando com os novos formandos as mudanças já ocorridas em sua empresa nos últimos meses. “Para nós, foi muito importante, pois estamos mais preparados, fizemos muitas conexões e hoje estamos no Wortiba Barigui”, contou ela, que criou com dois outros sócios a startup Okaut, que oferece um aplicativo com vários serviços para microempreendedores individuais (MEIs), como gestão, vitrine virtual e cadastro on-line de clientes.

Durante a formatura on-line, os empreendedores acompanharam ainda a palestra do curitibano Thiago Berardi, fundador da agência de design e comunicação BDDB.AG e da startup Miau Vet, que oferece um aplicativo para solicitar consultas clínicas e vacinas em casa. “Se vocês querem ter sucesso em qualquer empreendimento, vão precisar sair de suas zonas de conforto, trazer para o seu time gente que sabe mais que você, ouvir permanentemente consumidores, clientes e parceiros e fazer conexões como aqui no Vale do Pinhão”, provocou o empreendedor.

A formatura teve a participação ainda de Daniela Vitório Del Puente, coordenadora do Bom Negócio; Elton Ivan Schneider, diretor da Escola Superior de Gestão e Negócios da Uninter; Elizeu Barroso Alves, professor e responsável pela gestão da parceria do Bom Negócio na Uninter; e Shirlei Camargo, professora da Uninter.

Além da Universidades Fiep e Uninter, também são parceiros do Bom Negócio em outras etapas do programa a Unibrasil, a Universidade Positivo e o Centro Europeu.

As inscrições para as turmas da Rota 3 do primeiro semestre de 2022 devem ser abertas no início do próximo ano.