Grande Curitiba

Novo pavimento da Rua Frederico Menegusso livra moradores de buracos e lama

4 de novembro de 2021 às 17:05
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Mais uma rua do bairro Santa Felicidade está em obras, com implantação de pavimento de qualidade e infraestrutura completa de drenagem. Nesta quinta-feira (4/11), os moradores da Rua Frederico Menegusso comemoraram os serviços que estão sendo feitos pela Prefeitura de Curitiba, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. São 416 metros de pavimento em paver (blocos de concreto), no trecho entre a Rua Doutor Leão Mocellin até o fim da via.

A execução dos trabalhos foi vistoriada pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado do secretário municipal de Obras, Rodrigo Araújo Rodrigues, da administradora da Regional Santa Felicidade, Simone Chagas Lima, e do assessor de Articulação Política Lucas Navarro.

“A pavimentação desta rua estreita está sendo feita em paver, para que a lama e a poeira acabem nesta ponta de malha viária da regional de Santa Felicidade”, disse Greca, recebido por moradores.

A ação faz parte do programa Asfalto no Saibro, que cobre com pavimento de qualidade ruas antes sem infraestrutura e que são também beneficiadas com serviços de drenagem, com implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

“Ruas mais estreitas, com espaços reduzidos, como é o caso da Frederico Menegusso, são pavimentadas em paver e com isso garantem acessibilidade e o uso compartilhado entre veículos e pedestres”, explicou o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues.

A pavimentação com paver é tão ou mais resistente que o asfalto.

Mais saúde

O aposentado Ozires Mário Toaldo, 71 anos, um dos moradores mais antigos da rua, comemora o andamento das obras que ele fiscaliza diariamente.

“Eu estou contente demais. Sofro de asma e vivo precisando de atendimento médico por conta da poeira, mas agora tenho fé que, além de uma rua bonita para viver, vou ter mais saúde”, disse Ozires.

Também está satisfeita com as obras na porta da casa a aposentada Odete Araújo Tulio, 75 anos.

“Com esse trabalho todo estão dando fim a décadas de espera. Uma rua bonita, sem buraqueira e poeira era o desejo de todos os moradores”, contou Odete.

As equipes iniciaram o trabalho com a construção de galerias de águas pluviais, instalação de bocas de lobo e meios-fios. Em seguida, foi feita a escavação do piso, com 60cm de profundidade, executada uma base reforçada para nivelar a via que é finalizada com a implantação dos blocos de concreto (paver).

Outra via do bairro cuja pavimentação em paver já foi concluída é a Rua Vicenza, que teve 52 metros de saibro coberto pelo novo piso.

Quinta etapa

A obra na Frederico Menegusso faz parte do quinto lote da quinta etapa do programa de Asfalto no Saibro, que desde que foi lançado pelo prefeito Rafael Greca, em 2019, já alcançou mais de 66 mil metros de extensão, em 289 ações já executadas ou em andamento.

Somente na Regional Santa Felicidade são 34 ruas contempladas pelo programa, com 6.840 metros de novo pavimento. Em quatro ruas as obras estão em andamento, somando 2.740 metros de extensão e outras 15 vias estão aguardando o início das intervenções que alcançarão mais 3.650 metros.

A sexta etapa do programa foi lançada no fim de julho para beneficiar 86 ruas de oito regionais administrativas. Serão 28km de vias que servem 14 bairros de Curitiba.

Cada nova etapa do programa reúne um conjunto de ruas cuja demanda por asfalto e drenagem é reivindicada pela população e que são divididas em lotes, efetivadas em períodos distintos, conforme o avanço das obras, realização dos projetos e processos de licitação para contratação dos serviços.

Na Regional Santa Felicidade serão contempladas mais 13 ruas nesta sexta etapa:

  • Rua Ângelo Pianaro (580,5m) entre o antipó existente e a divisa do município – Butiatuvinha
  • Rua Prof. Carlos Ordonez Gambus (119m) a partir da Rua Daniel Cesário Pereira até o final da rua – Santa Felicidade
  • Rua Papa Pio VIII (468,5m) entre as ruas Justo Manfron e Papa Adriano IV – Santa Felicidade
  • Rua Dante Bertoni (113,5m) a partir da Rua Benjamin Mion até final de rua – Santa Felicidade
  • Rua Desembargador Edison Nobre de Lacerda (335m) a partir da Rua Deputado Carlos Renê Egg até final de rua – Santa Felicidade
  • Rua Octavio Primo Stocchero (253m) a partir da rua João Budel até o final de rua – Santa Felicidade
  • Rua José Perussi (58m) a partir do asfalto existente até o final de rua – Santa Felicidade
  • Rua Walter de Mari (313m) entre as ruas Prof. Iolanda Romeu e João Budel – Santa Felicidade
  • Rua José Baggio (145m) a partir da Rua Eduardo Sprada até o final da rua – Campo Comprido
  • Rua Natálio Scussiato (376m) a partir do pavimento existente até o nº 783 – Campo Comprido
  • Rua Luiz Augusto Marckmann Grocoske (549m) a partir da Rua Soldado Giovani Dal Negro até antipó existente – Campo Comprido
  • Rua Cláudio da Luz Reis (39m) entre as ruas Nicolau Latchoc e Rio do Sul – Campo Comprido
  • Rua Casemiro Bagge (47m) a partir da Rua Luiz Bagé até o final da rua – Campo Comprido