Grande Curitiba

Rede municipal tem 108 das 185 escolas com educação integral

9 de novembro de 2021 às 16:45
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A rede municipal de Curitiba já tem 108 das 185 escolas municipais de Ensino Fundamental com oferta da educação integral. Este ano, o número foi ampliado de 100 para 108 e com o retorno do ensino presencial as crianças e os estudantes podem voltar a frequentar as unidades. São mais de 21 mil estudantes beneficiados pela oferta do ensino integral.

Em março de 2018, Curitiba já havia atingido, antes do prazo previsto, a meta do Plano Municipal de Educação de oferecer tempo integral em metade das escolas da rede. Eram 92 escolas integrais, o equivalente a 50,2% da meta proposta no plano.

“Foi uma conquista grandiosa já naquele ano. Atingimos o resultado antes do previsto, agora somamos 108 escolas com integral e os grandes beneficiados são os nossos estudantes do Ensino Fundamental”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, lembrando que, em todos os 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o atendimento é em tempo integral.

A meta 6 do Plano Municipal de Educação, prevista para o ano de 2020, determinava que a oferta da educação em tempo integral deveria ser de, no mínimo, 50% das escolas públicas.

“Essa modalidade traz benefícios aos estudantes e, mesmo com a meta já cumprida, sempre continuamos trabalhando para superar esses números”, completa Maria Sílvia.

Nesta terça-feira (9/11), a Secretaria Municipal da Educação realizou o IV Fórum da Educação Integral: A importância do Tempo Ampliado na Formação dos Sujeitos na Cidade Educadora, transmitido on-line pelo canal da secretaria no YouTube. No evento, foi apresentado o referencial da educação integral em tempo ampliado, uma compilação com conteúdos e orientações didáticas. “O material foi construído coletivamente com muito cuidado, técnica e pesquisa”, explicou a secretária.

“O referencial traz um pouco do trabalho de cada um, a escola está lá”, frisou a gerente da Educação Integral, Michelle Taís Faria Feliciano.

Presenças

Também participaram do fórum on-line o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier da Silva; e a professora e pesquisadora da Educação Integral, Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde.