Grande Curitiba

Contribuinte aprova novo espaço de atendimento de Finanças na Prefeitura

22 de novembro de 2021 às 16:28
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Inaugurado há pouco mais de um mês, o novo espaço de atendimento de Finanças da Prefeitura foi aprovado pelo contribuinte. As equipes agora ocupam dez salas no subsolo do Palácio 29 de Março que concentram o apoio presencial às demandas nas área de IPTU, ITBI, ISS e certidões.

“Ficou muito bom, o atendimento foi rápido” disse a administradora Maria Ozélia Souza, que agendou o atendimento para uma questão relacionada ao ISS.

Para o casal Angela e Valdeci Piasson, o atendimento também ajudou a resolver as questões relacionadas ao IPTU. “Foi bom porque não tive que enfrentar filas e consegui resolver uma cobrança que eu estava questionando”, disse Angela.

Para o contador Jean Carlos Silva Santos, o atendimento é sem tumulto e mais tranquilo. “Muita coisas fazemos pela internet, mas há assuntos que precisamos vir até o local resolver. É bom que não tenha filas, porque a pandemia ainda está aí e temos que manter os cuidados. Tenho uma esposa grávida em casa e estou mantendo cuidados”, disse.

O novo espaço, com ambiente fresco, mobiliário ergonômico, luminosidade especial e adaptado também para pessoas com deficiência conta ainda com três salas de reuniões e banheiros.

Foram 1.166 atendimentos no último mês, com uma média de 56 por dia. Do total de atendimentos presenciais, 710 foram relativos a IPTU e ITBI e 456 sobre IPTU e alvará comercial.

Tudo mais fácil

O atendimento exclusivo faz parte da série de ações da Prefeitura para agilizar e melhorar a qualidade do trabalho, usando tecnologia e inovação na prestação de serviços. Com a digitalização dos processos e o agendamento online dos atendimentos, as filas quase desapareceram.

“As ferramentas digitais adotadas pela Secretaria de Finanças, principalmente após a pandemia, foram incorporadas pelo cidadão, que está optando pelo atendimento remoto em substituição ao presencial. Isto é uma tendência que veio para ficar”, diz Francisco Inocêncio, superintendente fiscal da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.

Segundo ele, isso se deve à implantação do Processo Eletrônico de Curitiba (Procec), que permite que cidadãos e empresas solicitem, pela internet, serviços e informações às secretarias. O protocolo e seu acompanhamento são feitos de forma eletrônica.

Atualmente 100% dos serviços prestados na área de Finanças estão na plataforma Procec. A plataforma já abrange 68 serviços em seis áreas de Finanças.

“Além disso, temos tido um excelente resultado pela Central de Atendimento 156 que está efetuando mais de 5.000 atendimento/mês referentes aos assuntos de ISS, alvará, IPTU e ITBI”, diz Inocêncio.

O atendimento de Finanças pode ser feito, por meio de agendamento, na sede da Prefeitura, das 8h às 17h. Nas unidades da secretaria nas Ruas da Cidadania não há necessidade de agendamento. O horário também é das 8h às 17h.